| Foto: Divulgação/ Assessoria dep. Alberto Neto
Ouça este conteúdo

O governador do estado, Wilson Lima (União-AM) apareceu em vídeo no encerramento do evento ocorrido no fim de semana, em Balneário Camboriú (SC), convidando o público a participar, “no coração da Amazônia, do CPAC Brasil 2025”. O anúncio oficializa a realização do Conservative Political Action Conference (CPAC) na cidade.

CARREGANDO :)

"Estamos com os mitos da América Latina, Bolsonaro e Milei. Este é o maior evento conservador do mundo, e no próximo ano vamos estar em Manaus", declarou o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato a prefeito da capital amazonense.

A estratégia dos organizadores em realizar o evento no estado do Amazonas se deve, sobretudo, para contrapor a hegemonia ideológica da esquerda na pauta ambiental. Em 2025, a Amazônia brasileira será palco desse “embate” entre conservadores e progressistas. Isso porque a capital do Pará vai receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Espera-se, portanto, que Manaus seja o local em que os debates serão voltados ao respeito à pauta verde em consonância com o desenvolvimento econômico e social dos amazônidas, em contraste com a abordagem de preservação do meio ambiente a todo custo – ao estilo dos discursos das ONGs e do atual Ministério do Meio Ambiente.

Publicidade

Outro motivo para Manaus ser sede da CPAC 2025 é que, em 2022, quando disputou a presidência com Lula, Bolsonaro teve mais de 62% dos votos na cidade no segundo turno, confirmando a tese de que Manaus é uma cidade de direita.