O governador do estado, Wilson Lima (União-AM) apareceu em vídeo no encerramento do evento ocorrido no fim de semana, em Balneário Camboriú (SC), convidando o público a participar, “no coração da Amazônia, do CPAC Brasil 2025”. O anúncio oficializa a realização do Conservative Political Action Conference (CPAC) na cidade.
"Estamos com os mitos da América Latina, Bolsonaro e Milei. Este é o maior evento conservador do mundo, e no próximo ano vamos estar em Manaus", declarou o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato a prefeito da capital amazonense.
A estratégia dos organizadores em realizar o evento no estado do Amazonas se deve, sobretudo, para contrapor a hegemonia ideológica da esquerda na pauta ambiental. Em 2025, a Amazônia brasileira será palco desse “embate” entre conservadores e progressistas. Isso porque a capital do Pará vai receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Espera-se, portanto, que Manaus seja o local em que os debates serão voltados ao respeito à pauta verde em consonância com o desenvolvimento econômico e social dos amazônidas, em contraste com a abordagem de preservação do meio ambiente a todo custo – ao estilo dos discursos das ONGs e do atual Ministério do Meio Ambiente.
Outro motivo para Manaus ser sede da CPAC 2025 é que, em 2022, quando disputou a presidência com Lula, Bolsonaro teve mais de 62% dos votos na cidade no segundo turno, confirmando a tese de que Manaus é uma cidade de direita.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS