Italo Marsili, médico psiquiatra e influenciador com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, foi destacado em uma matéria do jornal O Globo nesta sexta-feira (8), que o apresentou como possível candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2026. A reportagem citou Marsili como “Marçal fluminense”, em referência a Pablo Marçal, candidato à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2024 e que, assim como Marsili, utiliza vídeos curtos e diretos para engajar seus seguidores e compartilhar ideias de desenvolvimento pessoal e cursos.
Marsili fez uma transmissão ao vivo no instagram para comentar que foi surpreendido com a matéria. Ele sugeriu que ela pode ter sido publicada “logo após a eleição do [Donald] Trump, na tentativa de compreender o cenário político do Rio de Janeiro”, tendo em vista a possível guinada para o pensamento conservador das próximas eleições. O psiquiatra indicou que os seguidores “estão loucos” para vê-lo governador do Rio de Janeiro, acrescentando em tom enigmático: “Quem sabe?”.
Marsili foi cotado para o Ministério da Saúde no governo de Jair Bolsonaro e também foi aluno de Olavo de Carvalho, um dos principais pensadores conservadores brasileiros. Em maio deste ano, o médico criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) após a decisão do ministro Alexandre de Moraes que autorizou a chamada assistolia fetal em casos de estupro.
O influenciador, por outro lado, mantém proximidade com figuras do Judiciário. Ele é diretor da Faculdade Mar Atlântico, onde possui cursos com outros ministros do STF, como Luiz Fux e André Mendonça. A coluna Entrelinhas o entrevistou no início do ano sobre a sociedade dele com o sobrinho do ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello.
Drex: o que é o “real digital” e por que a direita está em campanha contra ele
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Enquete: qual é a sua opinião sobre o fim da jornada 6×1?
Com apoio de estatais, festival organizado por Janja será pago com dinheiro público; acompanhe o Entrelinhas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião