O programa Entrelinhas desta quarta-feira (16), traz como destaque a investigação envolvendo o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS). O parlamentar anunciou nesta terça-feira (15) que foi intimado pela Polícia Federal para prestar depoimento sobre uma declaração feita na tribuna da Câmara dos Deputados.
Van Hattem está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após chamar o delegado Fábio Shor de "abusador de autoridade" em um discurso. O delegado é responsável por investigações de grande repercussão, como os processos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ex-assessor Filipe Martins.
Além disso, o Entrelinhas conta com a participação do vereador reeleito Rubinho Nunes (União-SP). Nunes discute como fica a política paulistana após o fenômeno Marçal e compartilha suas perspectivas para as eleições de 2026.
Ainda mais, o programa continua trazendo atualizações sobre o apagão em São Paulo. A prefeitura de São Paulo acionou a Enel na Justiça exigindo a religação imediata da energia elétrica na cidade. Cerca de 250 mil clientes ainda não tiveram a energia restabelecida após o apagão provocado por um temporal. A gestão municipal pede uma multa diária de R$ 200 mil enquanto durar o apagão, e requer um relatório detalhado da concessionária sobre o restabelecimento do serviço.
Por fim, nossos comentaristas analisam a reeleição de prefeitos com perfil empresarial, como Adriano Silva (Novo-SC), de Joinville. Com a maior aprovação nas urnas entre as grandes cidades do Sul, Silva representa uma nova tendência de gestores públicos com experiência no setor privado e foco em resultados.
Não perca o Entrelinhas de hoje!
Marcel van Hattem vira alvo do STF e é intimado a prestar depoimento na PF
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) informou nesta terça-feira (15) que está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por uma declaração feita na tribuna da Câmara dos Deputados. Ele disse que só ficou sabendo dessa investigação após ter sido intimado pela Polícia Federal (PF) para prestar depoimento, no âmbito de um processo sigiloso no STF.
De acordo com o parlamentar, a investigação foi instaurada após um discurso dele no dia 14 de agosto. Na ocasião, ele chamou o delegado Fábio Shor de “abusador de autoridade”. O delegado é responsável por investigações da PF em casos que estão sob a relatoria do ministro Alexandre Moraes, como a prisão do ex-assessor da Presidência Filipe Martins e ainda o que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de ter se apropriado de presentes dados ao Estado brasileiro.
Prefeitura de São Paulo entra na Justiça contra Enel para religação imediata da energia
A prefeitura de São Paulo acionou a Enel na Justiça nesta terça-feira (15) solicitando o imediato restabelecimento da energia elétrica interrompida no apagão provocado por um temporal na semana passada. No site da concessionária, uma nota oficial informa que na manhã desta terça ainda havia 250 mil clientes sem abastecimento de energia.
Nesse sentido, o município pede, na ação civil pública, que se aplique uma multa diária de R$ 200 mil à Enel enquanto perdurar o apagão. Além disso, a prefeitura solicitou à Justiça que cobre da concessionária um relatório sobre o tempo levado para a religação em cada uma das unidades atingidas.
Gestão pública e bons indicadores resultam em reeleição de prefeitos com perfil empresarial
Reeleito no primeiro turno, Adriano Silva (Novo-SC) é o prefeito com a maior aprovação do eleitorado entre as grandes cidades do Sul do Brasil. O prefeito de Joinville (SC) venceu a eleição municipal com 78,69% dos votos válidos e representa o perfil de uma nova geração de prefeitos com experiência empresarial e formação em gestão pública.
Formado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Silva foi candidato pela primeira vez nas eleições municipais de 2020. E, no segundo turno daquele ano, venceu a corrida pela prefeitura da terceira maior cidade da Região Sul do país.
Assista ao Entrelinhas de segunda à sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.