| Foto: Divulgação/Marco Antônio Costa
Ouça este conteúdo

“É tão inacreditável o nível de militância do advogado-geral da União, Jorge Messias, que foge inclusive da proposta do cargo dele”, diz o advogado e comentarista da Gazeta do Povo Marco Antônio Costa à coluna Entrelinhas. Costa se refere a Jorge Messias sair em defesa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após uma onda de memes na redes sociais associando Haddad ao aumento de impostos. Messias propôs uma reflexão sobre o “financiamento” dos memes contra o ministro da Fazenda por aqueles “alcançados pela tributação depois de muitos anos de benefícios”.

CARREGANDO :)

No X, Messias publicou: “Quem financia a indústria de memes? Seriam os mais humildes, contemplados na reforma tributária? Ou seriam os mais ricos, alcançados pela tributação depois de muitos anos de benefícios? Vale a reflexão. Acho que os mais pobres não gastariam seus recursos atacando quem os defende. Vamos aprofundar a justiça fiscal com firmeza e correção”.

De acordo com Marco Antônio, existe até mesmo um tom persecutório no post do AGU. Ele afirma que o órgão lança dúvidas “ridículas e patéticas” contra manifestações legítimas e populares que furaram a bolha, inclusive nas redes sociais. “Ninguém gosta de ser taxado, ninguém gosta do aumento da carga tributária”, aponta Costa. Marco Antônio também comenta sobre as dúvidas que Jorge Messias levantou em relação a quem produz as imagens e lembra que “qualquer garoto com um celular na mão consegue fazer meme”. O advogado afirma que o meme é uma forma de manifestação popular “irônica, sarcástica e que tem o propósito de mostrar que o povo não está satisfeito”.

Publicidade

Marco Antônio completa que Jorge Messias usa esses pretextos para continuar perseguindo pessoas e que existe na AGU uma pasta, chamada Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, que, segundo Costa, “é um ministério da verdade orwelliano que tem o intuito principal de perseguir pessoas que se opõem ao regime, perseguir pessoas que se manifestam no sentido contrário a toda e qualquer política pública”. O comentarista da Gazeta do Povo ainda afirma que o governo federal persegue opositores e “enfia goela abaixo todas as demandas que quer”. O jornalista e advogado aponta que o governo Lula conta com o apoio do Supremo Tribunal Federal (STF) e do “consórcio midiático, que, na verdade, é uma militância disfarçada de jornalismo”.