| Foto: Reprodução/ Instagram
Ouça este conteúdo

Na próxima quinta-feira (8), a Rede Bandeirantes realiza os primeiros debates televisivos entre os candidatos a prefeito em 19 capitais do Brasil. Marina Helena, economista e candidata à prefeitura de São Paulo pelo Partido Novo, decidiu convocar uma manifestação em frente à sede da TV Band após ser excluída do debate entre os candidatos. Marina alega que seu partido atingiu o número mínimo de congressistas com a recente filiação do deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP).

CARREGANDO :)

Apesar de ter obtido uma decisão liminar favorável do juiz eleitoral Rodrigo Marzola Colombini, do Tribunal Regional Eleitoral, para participar do debate na segunda-feira (5), a candidata não conseguiu garantir uma vaga no evento. O magistrado inicialmente reconheceu que o Partido Novo possui atualmente um senador e quatro deputados federais, atendendo ao requisito mínimo estabelecido pela legislação eleitoral, que exige que candidatos de partidos, federações ou coligações com pelo menos cinco parlamentares no Congresso sejam convidados para os debates. No entanto, o juiz reconsiderou sua decisão ao ser informado que a filiação de Ricardo Salles ocorreu em 2 de agosto, após o prazo limite de 20 de julho.

A manifestação convocada por Marina Helena está prevista para ocorrer durante a realização do debate, que começará às 21h30. Em suas redes sociais, a candidata declarou: "Convocação! Estamos na luta para garantir que nossas ideias sejam ouvidas. Agora, a Band nos excluiu do debate. Não vamos nos calar!” A TV Band, por sua vez, confirmou a participação dos candidatos Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB) e Tabata Amaral (PSB).

Publicidade

A exclusão de Marina Helena tem levantado questionamentos nas redes sociais sobre a imparcialidade da emissora, uma vez que José Luiz Datena, também candidato a prefeito, é uma das grandes estrelas da Band, onde trabalhou por mais de 30 anos antes de se licenciar para concorrer ao pleito. Embora não seja sócio do grupo de comunicação, especula-se que sua candidatura possa favorecer a emissora. Mesmo excluída do debate, Marina Helena deve participar de outros encontros entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, como Estadao/Faap, RedeTV, Cultura/ Record/ Gazeta My News. Segundo a assessoria da candidata, “todos entenderam e respeitaram a representatividade do partido, menos a Band”.