Marina Helena, pré-candidata à prefeitura de São Paulo (SP) pelo Partido Novo, realizou um ato simbólico em frente à B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, nesta quarta-feira (3). O enterro simbólico do real visa chamar a atenção para as graves consequências da alta do dólar para o trabalhador brasileiro.
A valorização da moeda americana tem impactado diretamente o custo de vida dos paulistanos e de todos os brasileiros, aumentando os preços de produtos essenciais. "Com a alta do dólar, o trabalhador perde poder de compra. Cada vez mais, o pão na mesa, o leite das crianças e o combustível necessário para trabalhar ficam mais caros. Isso encarece toda a cesta básica e prejudica diretamente as famílias trabalhadoras", declarou Marina Helena.
Ela reforçou a importância de políticas econômicas que protejam o poder de compra da população. "Precisamos de uma economia forte que beneficie a todos, principalmente aqueles que mais sofrem com as oscilações do mercado", afirmou a pré-candidata.
Nos últimos dias, houve um aumento significativo no valor do dólar em relação ao real devido à preocupação dos investidores sobre a situação fiscal do Brasil. Na terça-feira (2), o dólar comercial chegou a bater a máxima de R$ 5,70 durante as negociações. Ao final do dia, a cotação da moeda americana recuou e fechou em alta de 0,22%, a R$ 5,66. Há receios de que esse cenário possa impactar a economia real, elevando os preços dos produtos e possivelmente levando o Banco Central a aumentar a taxa básica de juros, atualmente em 10,50% ao ano, para controlar a inflação. Integrantes do Partido Novo relacionam a alta do dólar a “falas irresponsáveis do presidente Lula”.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS