Entre os destaques do Entrelinhas desta sexta-feira (8), está o anúncio do presidente da Argentina Javier Milei sobre a possível aquisição da CNN por Elon Musk. Milei afirmou que Musk assumiu o controle da emissora e que o canal terá um papel incisivo ao lado de Donald Trump. Durante seu discurso na Câmara Argentinha de Comércio e Serviços, o presidente argentino destacou que a CNN se tornará uma plataforma focada em promover a liberdade.
Além disso, outro assunto de hoje é a reação de Michel Temer ao ser citado por Jair Bolsonaro como possível aliado para a eleição presidencial de 2026. Em resposta, Temer afirmou que está “fora da vida pública” e satisfeito com sua carreira na advocacia. A fala de Bolsonaro revela seu desejo de disputar novamente a presidência, um cenário que se torna ainda mais relevante diante da vitória de Trump nos EUA.
Também na pauta de hoje, a perda de contato com a classe trabalhadora, que arruína democratas e acende alerta para o Partido dos Trabalhadores (PT). E, ainda, saiba mais sobre o discurso dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em defesa de uma nova governança global para enfrentar crises, como a climática.
Por fim, sexta-feira é dia de Frases da Semana e de Momento Cultural no Entrelinhas. Assista ao programa para conferir as frases mais polêmicas ditas na última semana e a dica cultural que o editor de Cultura da Gazeta do Povo, Erich Mafra, preparou especialmente para quem acompanha o programa.
Não perca o Entrelinhas de hoje!
Temer diz que “está fora da vida pública” após ser citado por Bolsonaro para 2026
O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou nesta quinta (7) que “está fora da vida pública” e vive “seu melhor momento” na advocacia e no reconhecimento público. A declaração foi uma resposta a uma citação feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que sinalizou a possibilidade de conversar com ele para possivelmente montar uma chapa para concorrer à eleição presidencial de 2026.
Bolsonaro afirmou que sonha em se candidatar novamente ao cargo e que a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos pode, de certa forma, influenciar nos rumos da sua inelegibilidade no Brasil.
Perda de contato com classe trabalhadora arruina democratas e preocupa petistas
A volta de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, numa eleição que também deu aos republicanos maioria no Senado e provavelmente na Câmara, demonstrou, mais uma vez, a desconexão do Partido Democrata com a classe trabalhadora que afirma representar.
Trump ainda conseguiu atrair parte de estratos que a candidata Kamala Harris e a ala mais à esquerda dos democratas tentaram seduzir: jovens, latinos, negros, imigrantes. A derrota serve de alerta ao Partido dos Trabalhadores, que tem tido dificuldades de emplacar suas pautas sindicalistas e progressistas.
Pacheco e Lira querem nova governança global para enfrentar crise climática
Ao discursarem na abertura da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), nesta quinta-feira (7), os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) defenderam uma reforma na governança global para viabilizar o enfrentamento às desigualdades, à fome e à crise climática.
De acordo com Pacheco, nenhum país conseguirá impor sua visão de mundo e resolver os problemas sozinho. Na avaliação do presidente do Senado, as soluções devem ser conjuntas.
Assista ao Entrelinhas de segunda à sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.