Entre os destaques do Entrelinhas desta sexta-feira (8), está o anúncio do presidente da Argentina Javier Milei sobre a possível aquisição da CNN por Elon Musk. Milei afirmou que Musk assumiu o controle da emissora e que o canal terá um papel incisivo ao lado de Donald Trump. Durante seu discurso na Câmara Argentinha de Comércio e Serviços, o presidente argentino destacou que a CNN se tornará uma plataforma focada em promover a liberdade.
Além disso, outro assunto de hoje é a reação de Michel Temer ao ser citado por Jair Bolsonaro como possível aliado para a eleição presidencial de 2026. Em resposta, Temer afirmou que está “fora da vida pública” e satisfeito com sua carreira na advocacia. A fala de Bolsonaro revela seu desejo de disputar novamente a presidência, um cenário que se torna ainda mais relevante diante da vitória de Trump nos EUA.
Também na pauta de hoje, a perda de contato com a classe trabalhadora, que arruína democratas e acende alerta para o Partido dos Trabalhadores (PT). E, ainda, saiba mais sobre o discurso dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em defesa de uma nova governança global para enfrentar crises, como a climática.
Por fim, sexta-feira é dia de Frases da Semana e de Momento Cultural no Entrelinhas. Assista ao programa para conferir as frases mais polêmicas ditas na última semana e a dica cultural que o editor de Cultura da Gazeta do Povo, Erich Mafra, preparou especialmente para quem acompanha o programa.
Não perca o Entrelinhas de hoje!
Temer diz que “está fora da vida pública” após ser citado por Bolsonaro para 2026
O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou nesta quinta (7) que “está fora da vida pública” e vive “seu melhor momento” na advocacia e no reconhecimento público. A declaração foi uma resposta a uma citação feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que sinalizou a possibilidade de conversar com ele para possivelmente montar uma chapa para concorrer à eleição presidencial de 2026.
Bolsonaro afirmou que sonha em se candidatar novamente ao cargo e que a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos pode, de certa forma, influenciar nos rumos da sua inelegibilidade no Brasil.
Perda de contato com classe trabalhadora arruina democratas e preocupa petistas
A volta de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, numa eleição que também deu aos republicanos maioria no Senado e provavelmente na Câmara, demonstrou, mais uma vez, a desconexão do Partido Democrata com a classe trabalhadora que afirma representar.
Trump ainda conseguiu atrair parte de estratos que a candidata Kamala Harris e a ala mais à esquerda dos democratas tentaram seduzir: jovens, latinos, negros, imigrantes. A derrota serve de alerta ao Partido dos Trabalhadores, que tem tido dificuldades de emplacar suas pautas sindicalistas e progressistas.
Pacheco e Lira querem nova governança global para enfrentar crise climática
Ao discursarem na abertura da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), nesta quinta-feira (7), os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) defenderam uma reforma na governança global para viabilizar o enfrentamento às desigualdades, à fome e à crise climática.
De acordo com Pacheco, nenhum país conseguirá impor sua visão de mundo e resolver os problemas sozinho. Na avaliação do presidente do Senado, as soluções devem ser conjuntas.
Assista ao Entrelinhas de segunda à sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS