No Entrelinhas desta quinta-feira (7), Mariana Braga, Paulo Polzonoff e convidados comentam a reação dos ministros do STF à vitória de Donald Trump. Nesta quarta (6), enquanto aguardavam o início da sessão do plenário, os magistrados brasileiros fizeram piada sobre a possibilidade de terem seus vistos cancelados.
Além disso, o programa ainda traz comentários sobre a derrota do promotor progressista George Gascón na Califórnia, apoiado por George Soros. Essa perda levanta discussão sobre segurança pública e políticas criminais, acentuadas pela crítica crescente à gestão liberal em áreas de alta criminalidade.
Por fim, uma análise sobre o fortalecimento do dólar com a vitória de Trump e as pressões para que o governo brasileiro corte gastos. Também em pauta, o impacto da vitória do republicano para a direita mundial. Valdemar Costa Neto sinalizou que o PL já se organiza para trabalhar pela eleição de Bolsonaro em 2026. Então, não perca o Entrelinhas de hoje!
Ministros do STF fazem piada sobre terem seus vistos cancelados com vitória de Donald Trump
Ministros do STF fizeram piadas nesta quarta-feira (6) sobre a possibilidade de terem seus vistos para os EUA revogados após a vitória de Trump.
A descontração ocorreu enquanto os magistrados aguardavam o início da sessão do plenário. Eles comentaram em tom de brincadeira sobre quem seria o primeiro a ter o visto cancelado pelo novo presidente norte-americano. Na sala, estavam presentes o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e os ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Kassio Nunes.
Promotor progressista bancado por George Soros perde eleição na Califórnia
O procurador distrital progressista do Condado de Los Angeles, George Gascón, foi derrotado pelo candidato independente Nathan Hochman, após tentar a reeleição com o apoio de George Soros.
O revés do democrata ocorre em meio ao aumento da criminalidade na Califórnia, assunto que foi amplamente usado na campanha do adversário político.
Hochman venceu o pleito com uma campanha pautada na falha de segurança pública das políticas liberais de Gascón. Segundo o candidato eleito, essas falhas foram responsáveis sobretudo pelo aumento da criminalidade e pelo afrouxamento da punição a infratores juvenis.
Vitória de Republicano pressiona corte de gastos e fortalece dólar
A vitória do candidato Donald Trump à Casa Branca ampliou os holofotes em relação ao pacote de corte de gastos que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve divulgar ainda nesta semana para equilibrar as contas públicas. A medida é necessária sobretudo para acalmar também o mercado financeiro e a alta do dolar.
As propostas do republicano para a economia prometem fortalecer a moeda americana mundialmente, bem como impulsionar a desvalorização do real que já vem acontecendo devido à insatisfação do mercado financeiro com a situação fiscal.
Valdemar diz que vitória de Trump fortalece a direita e trabalhará por Bolsonaro em 2026
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta quarta (6) que a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos fortalece a direita no mundo e que o partido trabalhará para eleger Jair Bolsonaro (PL) na sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.
Ele parabenizou o republicano norte-americano pela vitória com folga sobre a democrata Kamala Harris, por 277 votos de delegados a 224. Os institutos de pesquisa indicavam uma disputa apertada, no entanto, Trump venceu com folga e conquistou a maioria no Senado do país.
Assista ao Entrelinhas de segunda à sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS