Ouça este conteúdo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), recebeu o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) no Palácio dos Bandeirantes no último fim de semana. Em conversa com a coluna Entrelinhas, Zucco contou que foi à sede do governo paulista buscando conselhos de Tarcísio sobre gestão no Executivo, um passo importante para sua possível candidatura ao governo do Rio Grande do Sul em 2026.
Zucco elogiou o trabalho do colega próximo, com quem mantém laços desde os tempos de Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). “Como a gente fala no Rio Grande do Sul, o homem é um trator para o trabalho. Tem muito conhecimento e podemos aprender muito com ele”, declarou o deputado. Cotado também para liderar a Oposição na Câmara dos Deputados em 2025, Zucco vem intensificando seus contatos com lideranças nacionais.
Fontes próximas ao deputado Zucco apontam que uma possível disputa a um cargo majoritário em 2026 depende da decisão final do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A expectativa inicial é de que ele concorra ao governo gaúcho, mas a candidatura ao Senado não está descartada, caso essa seja a orientação de Bolsonaro, que pretende fortalecer a bancada de direita no Congresso.
Os interlocutores também apontaram que o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) tem interesse de disputar o Senado, o que poderia demandar articulações com Luciano Zucco. Nos bastidores, comenta-se que o governador Eduardo Leite (PSDB-RS), que não poderá concorrer à reeleição, deve garantir uma das duas vagas ao Senado disponíveis no estado. Para evitar um embate interno, especula-se que uma negociação entre Zucco e Van Hattem possa resultar em uma aliança entre Partido Liberal e Partido Novo, com o primeiro concorrendo ao governo e o segundo ao Senado, representando uma frente ampla de centro-direita no Rio Grande do Sul.
Conteúdo editado por: Mariana Braga