O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), recebeu o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) no Palácio dos Bandeirantes no último fim de semana. Em conversa com a coluna Entrelinhas, Zucco contou que foi à sede do governo paulista buscando conselhos de Tarcísio sobre gestão no Executivo, um passo importante para sua possível candidatura ao governo do Rio Grande do Sul em 2026.
Zucco elogiou o trabalho do colega próximo, com quem mantém laços desde os tempos de Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). “Como a gente fala no Rio Grande do Sul, o homem é um trator para o trabalho. Tem muito conhecimento e podemos aprender muito com ele”, declarou o deputado. Cotado também para liderar a Oposição na Câmara dos Deputados em 2025, Zucco vem intensificando seus contatos com lideranças nacionais.
Fontes próximas ao deputado Zucco apontam que uma possível disputa a um cargo majoritário em 2026 depende da decisão final do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A expectativa inicial é de que ele concorra ao governo gaúcho, mas a candidatura ao Senado não está descartada, caso essa seja a orientação de Bolsonaro, que pretende fortalecer a bancada de direita no Congresso.
Os interlocutores também apontaram que o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) tem interesse de disputar o Senado, o que poderia demandar articulações com Luciano Zucco. Nos bastidores, comenta-se que o governador Eduardo Leite (PSDB-RS), que não poderá concorrer à reeleição, deve garantir uma das duas vagas ao Senado disponíveis no estado. Para evitar um embate interno, especula-se que uma negociação entre Zucco e Van Hattem possa resultar em uma aliança entre Partido Liberal e Partido Novo, com o primeiro concorrendo ao governo e o segundo ao Senado, representando uma frente ampla de centro-direita no Rio Grande do Sul.
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
Haddad diz que fechou pacote de corte de gastos em “reunião definitiva” com Lula
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS