O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se mobilizou contra a PEC 9/2023, que está programada para ser votada nesta quinta-feira (11), na Câmara dos Deputados, com o objetivo de alterar a Emenda Constitucional nº 117, de 5 de abril de 2022. Essa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) visa modificar as regras de aplicação de sanções aos partidos políticos que não cumpriram as cotas mínimas de recursos ou não destinaram os valores mínimos previstos para a promoção de candidatos por sexo e raça, tanto em eleições quanto nas prestações de contas anuais e eleitorais. A mudança pretende corrigir falhas na distribuição de recursos e assegurar maior equidade no processo eleitoral.
No entanto, as assessorias dos deputados Chris Tonietto (PL-RJ) e Nikolas Ferreira (PL-MG) identificaram uma alteração significativa no texto da PEC 9/2023, substituindo a palavra "sexo" pelo termo "gênero". Segundo eles, essa mudança pode abrir precedentes para a institucionalização da chamada "ideologia de gênero" na Constituição Federal. E o agravante é que isso ocorreria com a anuência do Partido Liberal (PL), tendo em vista que o relator da PEC é o deputado federal Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP), ex-ministro da Dilma Rouseff (PT).
Preocupado com o impacto dessa alteração, Nikolas Ferreira está em contato direto com o líder do partido, Altineu Cortes (PL-RJ), e conversou com o relator que prometeu tirar todo o artigo que menciona o termo.
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT
Conanda faz nova resolução para liberar aborto até 9 meses em meninas sem aval dos pais
Acidente entre três veículos deixa 38 mortos em Minas Gerais
Novela do orçamento mostra como Musk busca aumentar influência na administração pública dos EUA
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS