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Entrelinhas

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Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Nikolas Ferreira lidera seminário sobre futuro da educação brasileira

(Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados)

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A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), promoveu na terça-feira (10) um seminário para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034. Realizado no auditório Freitas Nobre, o evento reuniu especialistas, gestores, parlamentares e representantes da sociedade civil para debater diretrizes e metas que definirão os rumos da educação brasileira na próxima década. A coluna Entrelinhas acompanhou a iniciativa, que também foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara.

Nikolas Ferreira abriu o evento destacando a importância da qualidade no debate educacional. "O PNE deve ser mais do que um conjunto de intenções. Ele precisa ser um plano estratégico, com metas claras, mensuráveis e focadas na melhoria real da aprendizagem", apontou. Os participantes debateram sobre a alfabetização, a valorização da educação básica, a formação prática de professores e o uso de evidências científicas na formulação de políticas públicas.

O seminário foi estruturado em três painéis temáticos. O primeiro, “Desafios e Perspectivas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”, contou com a participação dos professores Carlos Nadalim e João Batista. Nadalim enfatizou que a educação infantil deve preparar as crianças para a alfabetização sem precipitação, enquanto João Batista reforçou que a alfabetização já no primeiro ano do ensino fundamental deveria ser uma meta do novo PNE.

No segundo painel, intitulado “Ensino Médio e as Novas Diretrizes Curriculares”, a palestrante e especialista em relações governamentais Thais Dantas destacou que o ensino médio integral reduz a evasão escolar. Já o professor Mario Ghio apresentou modelos internacionais que priorizam o uso de dados na gestão, tutoria intensiva e maior carga horária para melhorar os resultados educacionais.

Já o painel sobre “Educação Superior e a Inserção no Mercado de Trabalho” abordou a necessidade de alinhar o PNE a um projeto nacional de desenvolvimento. Elisabeth Guedes, da ANUP, e Manuella Mirela, da UNE, defenderam essa visão, enquanto a professora Guiomar Melo sugeriu estratégias humanizadas para formação de professores, incluindo certificação e bônus por desempenho. Os palestrantes foram convidados, ao final, a enviar sugestões para subsidiar um relatório que orientará a atuação legislativa da Comissão de Educação.

Conteúdo editado por: Mariana Braga

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