Elena Guerra, conhecida como "Apóstola do Espírito Santo", foi canonizada pelo Papa Francisco em uma missa celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano, no domingo (20). A nova santa italiana é padroeira do grupo de oração da Câmara dos Deputados, fundado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) há 9 anos. Garcia compartilhou à coluna Entrelinhas que a inspiração para o grupo surgiu em 2014, durante sua visita ao quarto preservado da então beata em Lucca, na Itália: “Nasceu dentro do meu coração que, se eu fosse eleito, criaria o grupo de oração de Beata Elena Guerra”.
O encontro, que teve início em maio de 2015, oferece um “apoio espiritual” aos trabalhos dos servidores e as reuniões ocorrem fora do expediente, às quartas-feiras, às 8h30. O deputado também explicou que, por ser um ato religioso em uma instituição laica, semanalmente protocola um pedido de autorização para as atividades.
Com a canonização de Elena Guerra, o deputado Garcia, que também preside a Frente Parlamentar Católica, anunciou uma série de comemorações. Na quarta-feira da semana que vem (30), será realizado um evento especial em homenagem à santa, em parceria com o Instituto Hesed. No dia 6 de novembro, haverá uma missa solene na Câmara dos Deputados, que deverá contar com a presença de mais de mil pessoas. Garcia revelou ainda que, na mesma semana, os deputados da Frente Parlamentar Católica farão pronunciamentos na tribuna sobre a canonização.
De acordo com a Igreja Católica, o milagre que levou à canonização da santa ocorreu no Brasil com Paulo Gontijo, um aposentado de Uberlândia (MG), que foi curado de uma morte encefálica declarada em 2010. Gontijo sobreviveu a uma queda de seis metros e ficou em coma por 27 dias, até ser curado pela intercessão de Elena Guerra por meio de novenas e terços dedicados a ela.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião