Deputado federal Diego Garcia (Republicanos).| Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Ouça este conteúdo

Elena Guerra, conhecida como "Apóstola do Espírito Santo", foi canonizada pelo Papa Francisco em uma missa celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano, no domingo (20). A nova santa italiana é padroeira do grupo de oração da Câmara dos Deputados, fundado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) há 9 anos. Garcia compartilhou à coluna Entrelinhas que a inspiração para o grupo surgiu em 2014, durante sua visita ao quarto preservado da então beata em Lucca, na Itália: “Nasceu dentro do meu coração que, se eu fosse eleito, criaria o grupo de oração de Beata Elena Guerra”.

CARREGANDO :)

O encontro, que teve início em maio de 2015, oferece um “apoio espiritual” aos trabalhos dos servidores e as reuniões ocorrem fora do expediente, às quartas-feiras, às 8h30. O deputado também explicou que, por ser um ato religioso em uma instituição laica, semanalmente protocola um pedido de autorização para as atividades.

Com a canonização de Elena Guerra, o deputado Garcia, que também preside a Frente Parlamentar Católica, anunciou uma série de comemorações. Na quarta-feira da semana que vem (30), será realizado um evento especial em homenagem à santa, em parceria com o Instituto Hesed. No dia 6 de novembro, haverá uma missa solene na Câmara dos Deputados, que deverá contar com a presença de mais de mil pessoas. Garcia revelou ainda que, na mesma semana, os deputados da Frente Parlamentar Católica farão pronunciamentos na tribuna sobre a canonização.

Publicidade

De acordo com a Igreja Católica, o milagre que levou à canonização da santa ocorreu no Brasil com Paulo Gontijo, um aposentado de Uberlândia (MG), que foi curado de uma morte encefálica declarada em 2010. Gontijo sobreviveu a uma queda de seis metros e ficou em coma por 27 dias, até ser curado pela intercessão de Elena Guerra por meio de novenas e terços dedicados a ela.