Em um encontro realizado na terça-feira (23), na sede do Partido Liberal (PL) em Brasília, Jair Bolsonaro, líder do PL e figura proeminente da direita no Brasil, anunciou a chapa de pré-candidatos formada por Capitão Alberto Neto (PL-AM) para prefeito e a empresária Maria do Carmo Seffair (Novo-AM) para vice-prefeita de Manaus. Ao declarar seu apoio, Bolsonaro reforçou o compromisso do Partido Liberal com Manaus e os valores fundamentais do partido. Ele enfatizou que a atuação política do PL está alicerçada em princípios como "Deus, Pátria, Família e Liberdade", bem como no respeito à propriedade privada e à família, além da oposição à ideologia de gênero e à liberação das drogas. "Mas o que isso tem a ver com as pautas municipais?", questionou o ex-presidente, explicando que "nós plantamos no município para que pessoas cheguem aqui em Brasília e exerçam realmente um trabalho de interesse de todos nós".
Capitão Alberto Neto manifestou entusiasmo pelo projeto da direita para Manaus e destacou a “honra de caminhar ao lado de Maria do Carmo”, a quem descreveu como uma "empreendedora, excelente gestora e visionária". Por sua vez, Maria do Carmo agradeceu a confiança depositada por Bolsonaro e salientou a importância da união da direita para a construção de uma sociedade mais justa. Ela afirmou que suas pautas estão alinhadas com as de Alberto Neto, especialmente no que tange ao resgate da ética e da transparência na administração municipal de Manaus. Maria prometeu colocar sua experiência em gestão a serviço da cidade e ressaltou que a união da direita visa resgatar valores e combater a corrupção.
A união entre Capitão Alberto Neto e Maria do Carmo dissipa de vez a possibilidade de Alberto Neto recuar da corrida pelo Executivo municipal, após diversas tentativas infrutíferas do governador Wilson Lima (União-AM) de levar o PL a compor com o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (União-AM). Maria do Carmo, desde o início da corrida eleitoral, vinha sendo sondada como vice por outros pré-candidatos. O primeiro foi Amom Mandel (Cidadania-AM), que logo desistiu da parceria. Alberto Neto se aproximou mais recentemente, após a executiva nacional do Novo sinalizar a preferência do partido por alianças com a direita. A convenção do PL está agendada para o próximo dia 3 de agosto.
Quais os perfis dos pré-candidatos?
Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, de 64 anos, é uma destacada empresária, contadora, advogada e educadora da cidade. Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), ela possui uma carreira consolidada no setor educacional e empresarial. Maria do Carmo cofundou, há 22 anos, a Fametro, e atualmente administra a Faculdade Santa Teresa, o Tropical Hotel Amazônia e a Santa Casa de Misericórdia no Amazonas.
Por sua vez, Alberto Barros Cavalcante Neto, de 42 anos, é policial militar do Amazonas e exerce o cargo de deputado federal. Ele foi eleito em 2018 com 107.168 votos, representando 6,08% dos votos válidos. Nas eleições de 2022, foi reeleito com 147.821 votos, obtendo a segunda maior votação do pleito no estado amazonense.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião