Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

PL tem mais mulheres candidatas em São Paulo do que o PT

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Ouça este conteúdo

O Partido Liberal (PL) apresentou uma nominata com mais candidatas à Câmara Municipal da capital paulista do que o Partido dos Trabalhadores (PT). De 55 candidatos a vereador do PL, 22 são mulheres, o que equivale a 40% da chapa. Já no PT, de 45 candidaturas ao legislativo municipal, apenas 15 são femininas, cumprindo o percentual mínimo de 30% de candidatas mulheres, conforme obriga a lei eleitoral.

A coluna Entrelinhas conversou com Zoe Martínez (PL-SP), pré-candidata a vereadora por São Paulo, para analisar o aumento da participação feminina na política dentro de um partido conservador. Zoe destacou que, nas últimas eleições, o PL já foi o partido que mais elegeu mulheres e negros, argumentando que o PL não se limita a cumprir cotas, mas promove uma verdadeira “formação de mulheres para que se interessem cada vez mais pela política”. Segundo ela, o PT e o PSOL vivem de narrativas e o PL “vive da realidade". Ela enfatiza que, ao contrário de outras siglas, o Partido Liberal tem 40% de candidatas, demonstrando um compromisso genuíno com a valorização feminina, apesar da maioria de seus integrantes ser contrária à política de cotas.

Sobre a pauta feminina, Martínez destaca que o PL tem uma abordagem distinta da esquerda. Para ela, enquanto o feminismo de esquerda é "cheio de ódio e rancor pelos homens", o PL busca uma política de parceria, onde homens e mulheres trabalham juntos com respeito mútuo e em prol da família. Ela elogiou o trabalho incansável de Michelle Bolsonaro na capacitação e formação de novas lideranças femininas dentro do partido.

Em 2023, Michelle Bolsonaro assumiu a presidência nacional do PL Mulher. Em janeiro de 2024, o partido informou que, desde a chegada da ex-primeira-dama, mais de 22 mil mulheres se filiaram ao PL, um aumento de cerca de 900% em relação às filiações femininas observadas em 2022. Além da advogada cubana Zoe Martinez, a vereadora Sonaira Fernandes (PL-SP), que foi secretária de Políticas para a Mulher do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), e a pediatra Carla Bilynskyj (PL-SP), esposa do deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), são grandes promessas femininas para as eleições municipais da capital paulista.

Conteúdo editado por: Mariana Braga

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.