Por que o IBGE só traz boas notícias para o governo Lula? O programa Entrelinhas desta sexta-feira (6) repercute por qual motivo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) só traz números positivos para o governo Lula (PT).
Falaremos também sobre as eleições 2026. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e alguns empresários. A reunião seria uma costura inicial de olho nas próximas eleições majoritárias.
Ainda, tudo sobre o futuro da ex-candidata a prefeita de Curitiba, Cristina Graeml (PMB), que avalia nova filiação em viagem feita para Brasilia.
É a partir das 10h30, ao vivo.
Por que o IBGE só traz boas notícias para o governo Lula?
Na última quarta-feira (4) o Instituto publicou
uma série de estudos em que tenta apresentar um país próspero. Um deles aponta que o Brasil tirou 8,7 milhões da pobreza no período um ano e 3,1 milhões deixaram a "extrema pobreza".
Segundo o instituto, o número de jovens brasileiros que não estudam ou não trabalham atingiu o menor nível da série histórica desde 2012.
Em setembro, a taxa de desemprego caiu para 6,4% de acordo com o IBGE.
Bolsonaro e Nunes se encontram com 2026 na pauta
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), se encontraram pela primeira vez nesta quarta-feira (4) após as eleições municipais durante um almoço organizado na residência de Fabio Wajngarten, na capital paulista. O evento, que reuniu cerca de 30 convidados, foi descrito como “muito descontraído” por Wajngarten.
O advogado e ex-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência do governo Bolsonaro teve papel fundamental na aliança entre Nunes e Bolsonaro nas eleições de 2024 e quer replicar a aliança entre o centro e a direita para as eleições em 2026. A reunião contou com a presença de nomes de peso do mercado financeiro, empresários e líderes religiosos e teve como foco discussões sobre macroeconomia e cenários políticos futuros, mostrando que foi dada a largada da campanha para a Presidência em 2026.
“A pauta do almoço inteiro foi o desastre, o mau momento econômico e político do governo Lula. Há um desespero por parte do mercado financeiro, da Faria Lima propriamente dita, com o cenário atual de irresponsabilidade fiscal e econômica”, disse Wajngarten à Gazeta do Povo.
Cristina Graeml, segunda colocada na disputa pela prefeitura de Curitiba em 2024 e com 34 anos de carreira no jornalismo, esteve em Brasília para compromissos profissionais e aproveitou para avaliar sua filiação a um outro partido político com vistas às eleições de 2026. Reforçando a expectativa para o pleito de 2026, a jornalista foi chamada de “senadora” por parlamentares e admiradores nos corredores do Congresso.
Em conversa com a coluna Entrelinhas, a ex-candidata do Partido da Mulher Brasileira (PMB) afirmou que a decisão de se colocar na disputa por uma vaga no Senado não é motivada por ambição pessoal, mas pela demanda do público e a “insatisfação popular com o sistema”. “Isso ficou demonstrado na minha eleição”, apontou.
Graeml também participou, nesta quarta-feira (4), do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão, presidida pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC). A frente busca defender propostas legislativas contra a censura, especialmente no contexto das redes sociais. A jornalista destacou à coluna a relevância do tema. “A frente é de extrema importância num momento em que a censura avança a olhos vistos no Brasil”, opinou.
Assista ao Entrelinhas de segunda à sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS