O programa Entrelinhas desta segunda-feira (9) aborda o projeto de lei (PL) apresentado pelo líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), que tenta mudar as regras nas eleições no Senado. Se aprovado, o PL pode virar um obstáculo para Bolsonaro garantir aliados na Casa que formem maioria para projetos de interesse da direita.
Pela proposta, os senadores seriam eleitos por um sistema de voto único intransferível, em vez de um voto em bloco individual, em que o eleitor dispõe de dois votos para prover duas vagas, como acontece hoje nas eleições para o Senado a cada oito anos. Isso significa que em eleições como a de 2026, quando os eleitores escolhem dois senadores, em vez de votar em dois nomes diferentes votariam em apenas um. Os dois candidatos mais votados, então, assumiriam as cadeiras.
E por que essa mudança proposta por Randolfe para as eleições no Senado prejudica os planos de Bolsonaro? É o que você confere no programa, que começa às 10h30.
Indenização por vacina, secretariado de Nunes e Ratinho com Bolsonaro
Além do projeto de Randolfe Rodrigues, o programa fala sobre a indenização que a farmacêutica AstraZeneca terá de pagar à família de uma gestante que perdeu o bebê e morreu depois de ser vacinada contra a Covid-19. Serão pagos R$ 1,1 milhão aos pais e irmão da mulher, conforme decisão da Justiça do Rio de Janeiro.
E tem ainda as novidades sobre a montagem do secretariado do prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Semana passada, Nunes montou um grupo de trabalho para gerenciar demandas políticas e alinhar as metas de gestão para 2025. Há várias especulações sobre quem entra, quem sai e quem fica na prefeitura. Nomes que você conhece com a apuração de Lucas Saba, direto de São Paulo.
O programa Entrelinhas também aborda com exclusividade a articulação do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, para a possibilidade de ser vice-presidente em uma eventual chapa liderada por Jair Bolsonaro nas eleições de 2026, caso o ex-presidente recupere sua elegibilidade.
Tudo isso e muito mais a partir das 10h30, ao vivo, no canal da Gazeta do Povo.
Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.