• Carregando...
Raphaël Lima: “Tratar quem tem patrimônio como problema só mantém o Brasil pobre”
| Foto: Reprodução/ Instagram

Raphaël Lima, influenciador e pré-candidato a vereador por São Paulo pelo Novo, analisou a recente fala do presidente Lula a respeito do imposto sobre herança durante um discurso na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no campus Lagoa do Sino, em Buri, São Paulo. Lula mencionou que a alta taxa de 40% sobre heranças nos Estados Unidos incentiva doações para universidades e instituições beneficentes.

Segundo Lima, a comparação de Lula entre as taxas de herança no Brasil e nos Estados Unidos demonstra um desconhecimento profundo sobre o tema. “É um jeito excelente de confessar que você não sabe nada sobre o assunto”, criticou Lima, acrescentando que o sistema tributário brasileiro já é mais oneroso que o norte-americano, com uma carga tributária total de 32% do PIB, em contraste com os 27% nos EUA.

Lima também destacou que nos Estados Unidos o imposto sobre heranças incide apenas sobre patrimônios superiores a 13,6 milhões de dólares, aproximadamente 76 milhões de reais. De acordo com ele, “é muito simples fazer um planejamento tributário” para não pagar o imposto em questão, pois se tem advogados e contadores para isso. Para o pré-candidato, a tributação sobre heranças não só é desnecessária, como também prejudica o desenvolvimento econômico do país.

Conhecido por levantar a bandeira do libertarianismo, ele foi ainda mais enfático ao defender que "imposto é e sempre será roubo", argumentando que a baixa taxa de investimento no Brasil é um dos principais fatores de sua estagnação econômica. Para Raphaël, tratar quem possui patrimônio como o problema do país só mantém o Brasil na pobreza.

Conteúdo editado por:Mariana Braga
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]