Nesta quinta-feira (3), o programa Entrelinhas tem como convidado o advogado Paulo Faria, que irá contribuir nas análises dos principais temas do dia. Um deles é a declaração do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, que revelou sua intenção de deixar como legado a "total recivilização do país".
Outro assunto em destaque será o comportamento de políticos em busca do voto cristão nas eleições municipais deste ano. Sem histórico de ligação com a fé, muitos candidatos têm aparecido em cultos e eventos religiosos, tentando se aproximar de eleitores evangélicos e católicos.
No contexto paulistano, o candidato do PRTB à prefeitura, Pablo Marçal, que faz uma campanha com discurso antissistema, chamou a atenção ao anunciar secretários ligados ao PSDB, tradicional partido da capital. Lucas Saba, editor da Gazeta do Povo em São Pualo, conta todos os detalhes sobre o anúncio de Marçal que aconteceu na última terça-feira (1).
O programa também abordará o fechamento da rodada de debates entre candidatos à prefeitura em várias cidades do país, que será transmitida pela TV Globo e suas afiliadas. Nesta quinta-feira (3), serão realizados 120 debates, o último grande confronto antes do primeiro turno das eleições. Não perca esta edição do Entrelinhas!
Barroso defende “recivilização” do país
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse que ao terminar o seu mandato na Presidência da Corte espera deixar como legado “a total recivilização do país”.
Para cumprir a sua meta de “recivilizar” o Brasil, Barroso defende o fim de “pontos de tensão” com o término de inquéritos capitaneados pelo ministro Alexandre de Moraes, como o do 8 de janeiro, das milícias digitais e das “fake news”.
“O legado institucional que eu queria deixar é a total recivilização do país. E, para isso, eu dependo do fim desses pontos de tensão, como os julgamentos sobre o 8 de janeiro”, afirmou Barroso em entrevista concedida ao jornal Valor Econômico e publicada nesta segunda-feira (30).
Milagre das eleições: políticos aparecem rezando atrás de voto cristão
Um fenômeno que já tinha ganhado força nas eleições gerais de 2022 está se intensificando nas campanhas municipais deste ano: candidatos sem histórico de ligação direta com o povo cristão estão tentando reconstruir sua imagem de relação com a fé em plena corrida eleitoral, aproximando-se especialmente de igrejas evangélicas.
Em muitas disputas por prefeituras, políticos aparecem rezando em cultos, conversando com pastores e líderes evangélicos ou católicos e tentando forçar uma narrativa de proximidade com a fé cristã.
Pablo Marçal escala secretariado com ex-tucanos
O candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, adota uma campanha antissistema e antipolítica. No entanto, ao anunciar o possível secretariado de sua gestão à frente da administração pública municipal, Marçal selecionou nomes ligados ao PSDB na capital paulista.
Em dois anúncios feitos pelo candidato - o primeiro deles na semana passada e o segundo nesta terça (1º) - foram escalados quatro nomes de secretários para eventual gestão à prefeitura de São Paulo: Marcos Cintra para a secretaria da Fazenda; Wilson Pollara para a Saúde; Patrícia Borges para a pasta do Esporte; e Selene Peres Peres Gomes para Gestão e Responsabilidade Fiscal.
Como serão os últimos debates antes do primeiro turno das eleições
A TV Globo e afiliadas fecharão, nesta quinta-feira (3), a rodada de debates entre os candidatos a prefeito nas eleições municipais 2024. Ao todo, as emissoras realizarão 120 debates nas principais cidades brasileiras – 99 deles só na quinta-feira que antecede o primeiro turno.
O dia 3 de outubro também marca o fim da exibição das propagandas político-partidárias no rádio e televisão, assim como é a última data permitida para a realização de debates no primeiro turno. Pela legislação eleitoral, apenas os candidatos de partidos ou federações que atendem os requisitos previstos na Constituição Federal têm participação obrigatória nos debates de rádio e TV.
Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.