O programa Entrelinhas desta quinta (16) destaca a revogação misteriosa do Pix pelo governo que confundiu o país. O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) que vai revogar a instrução normativa que aumentava a fiscalização sobre transferências via Pix acima de R$ 5 mil. A decisão ocorre após a repercussão negativa da medida e a disseminação de supostas fake news sobre o tema.
Antes de tomar essa decisão, o Palácio do Planalto já havia escalado diversos aliados do governo para tentar conter a enxurrada de críticas nas redes sociais sobre a ampliação da fiscalização sobre o Pix. Contudo, um vídeo publicado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ampliou a pressão dentro do governo Lula para que o texto fosse imediatamente revogado.
É a partir das 10h30, ao vivo, no canal da Gazeta do Povo
Monitoramento do Pix fracassa
Antes de tomar a decisão de revogar a nova regra do Pix, o Palácio do Planalto já havia escalado diversos aliados do governo para tentar conter a enxurrada de críticas nas redes sociais sobre a ampliação da fiscalização sobre as transações financeiras. Após a repercussão negativa para o governo nas redes sociais, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alegou que a portaria estava sendo "distorcida" pela oposição. Mas, ainda assim, o monitoramento do Pix fracassou.
Os detalhes você acompanha no programa, que analisa o risco de paralisação da tramitação de duas propostas de emenda à Constituição que limitam o poder do Supremo Tribunal Federal (STF) após sucessão na presidência da Câmara, do deputado Arthur Lira (PP-AL) para Hugo Motta (Republicanos-PB). Entenda as implicações da Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar contra a devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
E ainda, Trump avalia impor tarifas contra Brasil e outros países que estão usando o sistema judicial para perseguir adversários políticos. Trégua na faixa de Gaza? Após 15 meses de guerra, Israel e Hamas buscam um acordo. A trégua envolveria três fases, que teriam início com a libertação de 33 mulheres, crianças, idosos e civis feridos em troca de centenas de mulheres e crianças palestinas presas em Israel.
Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.