Após uma reunião realizada nesta quarta-feira (31) em Brasília, a coronel da Polícia Militar Neidy Nunes Barbosa, conhecida como Coronel Neidy, oficializou sua filiação ao Partido Liberal (PL) e sua candidatura ao cargo de vice-prefeita de Campo Grande - MS. Ao lado do deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS), ela integrará a chapa a ser formalizada na convenção do Partido Liberal (PL) na cidade, marcada para a próxima sexta-feira (2). A assinatura da filiação contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que endossou a aliança. Como militar, Neidy teve a prerrogativa de se filiar após o prazo civil, encerrado em abril deste ano.
Informações dos bastidores revelam que o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, declarou que a aliança com o PSDB em Mato Grosso do Sul foi articulada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), que se licenciou por 120 dias para se dedicar às articulações das eleições municipais deste ano pelo partido. Segundo essas informações, como o PSDB possui 65% dos prefeitos no estado, o acordo incluiria a eleição de 2026, na qual o PL pretende apoiar a reeleição do atual governador Eduardo Riedel (PSDB-MS), que já esteve ao lado de Jair Bolsonaro em 2022.
A escolha de Neidy para a chapa foi motivada pela intenção de fidelizar e atender às expectativas do eleitorado conservador, cristão e focado em segurança pública. O acordo entre PL e Beto Pereira já havia sido antecipado em junho por Costa Neto e reafirmado na convenção do PSDB, realizada na última quinta-feira (25), quando o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) indicou que a escolha do vice-prefeito ficaria a cargo do PL.
Coronel Neidy ingressou na Polícia Militar aos 17 anos e, ao longo de mais de três décadas de serviço, alcançou o posto de coronel, sendo a primeira mulher a atingir esse título na PM do estado. Neidy também é suplente de deputada federal por Mato Grosso do Sul, tendo recebido 10.972 votos nas eleições de 2022. Nas redes sociais, ela se descreve como "cristã, casada e mãe de dois".
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS