| Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara
Ouça este conteúdo

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL/RS) solicitou à Procuradoria Geral da República (PGR) a instauração de uma investigação para apurar a possível prática de crime de prevaricação por parte da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Em ofício enviado à PGR, Sanderson destacou a suposta omissão da ministra na adoção de medidas para combater as crescentes queimadas que afetam o Brasil.

CARREGANDO :)

"Entre os dias 12 e 13 de setembro de 2024, o Brasil registrou 71,9% de todas as queimadas da América do Sul", destacou o deputado. Dados do sistema BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indicam que, nesse período, foram contabilizados 7.322 focos de incêndio. Até o dia 13 deste mês, o Brasil acumulou 180.137 focos em 2024, representando 50,6% dos incêndios na América do Sul e um aumento de 108% em relação ao mesmo período do ano anterior, que teve 86.256 focos.

"Apesar de ocupar apenas 41% do território sul-americano, o Brasil concentra 70% dos focos de queimadas na região, o que demonstra a falha da ministra em cumprir seu dever funcional", acrescentou Sanderson.

Publicidade

Além dos danos ambientais, a alta incidência de queimadas tem impactado o sistema de saúde, especialmente entre idosos e crianças com problemas respiratórios. Cidades de diversas regiões foram atingidas por nuvens de fumaça, comprometendo a qualidade do ar.

O deputado concluiu que "esses fatos indicam uma conduta omissiva da ministra, que não está adotando as medidas necessárias para enfrentar as queimadas, especialmente quando comparadas às ações de outros países da mesma região". O parlamentar estará no programa Entrelinhas da Gazeta do Povo de quinta-feira (19), às 11h, que pode ser acompanhado pelo YouTube.