O Entrelinhas desta quinta-feira (31) convida você para uma análise séria e detalhada dos principais acontecimentos políticos e judiciais da semana. Entre os temas discutidos, está a posição do presidente Lula contra a concessão de anistia aos presos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Ele justificou a manutenção das prisões como um reforço ao valor da democracia e afirmou que os detidos precisam aprender que “democracia é algo bom.”
Além disso, o programa também traz à pauta o apoio do PL à candidatura de Davi Alcolumbre para a presidência do Senado. O apoio foi revelado após uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro e lideranças do partido.
Outro destaque será a análise do julgamento de um réu dos atos de 8 de janeiro. O ministro Alexandre de Moraes negou o adiamento da audiência, mesmo diante de laudos médicos que alertam para seu estado psiquiátrico grave.
Ademais, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que apoiaria a reeleição de Lula, caso a eleição fosse hoje. Além disso, mostrou interesse em uma possível vaga no STF. O programa aborda os impactos e interesses por trás dessa posição.
Por fim, o cenário estadual e as projeções para 2026 ganham espaço com a ascensão de Ratinho Jr. como uma das principais lideranças da direita no Paraná, onde o governador se destaca pela aprovação popular.
Não perca o Entrelinhas de hoje!
Lula reitera posição contra anistia aos presos de 8 de janeiro: “Democracia é bom”
Em julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou sua posição contrária à concessão de anistia aos presos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Para o presidente, embora seja favorável à anistia em geral, considera que o momento ainda não é adequado, pois as investigações e punições seguem em andamento.
Segundo Lula, o Brasil ainda precisa identificar e responsabilizar muitos dos envolvidos, incluindo financiadores. “Sou favorável à anistia; lutei muito para que houvesse anistia no Brasil. Mas, nesse caso, ainda não punimos todos os envolvidos, nem descobrimos todos,” destacou.
Lula também justificou a manutenção das prisões como um reforço ao valor da democracia, afirmando que os detidos precisam aprender que “democracia é algo bom.”
PL confirma apoio a Davi Alcolumbre para presidência do Senado
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), informou nesta quarta-feira (30) que o PL irá apoiar a candidatura do senador Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado. O anúncio ocorreu após uma reunião no Senado entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros senadores do partido.
"Nós tomamos aqui uma decisão para anunciar para vocês que nós, nessa eleição para o Senado, vamos apoiar a candidatura de Davi Alcolumbre”, informou Marinho em coletiva de imprensa, após a reunião.
Moraes nega adiamento de audiência de réu do 8/1 com quadro psiquiátrico grave
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido de adiamento da audiência de Jair Gonçalves da Silva, réu preso por participar dos atos do 8 de janeiro, apesar de um grave quadro de depressão e ansiedade. Com a negativa, a audiência ocorreu na última segunda-feira (28) sem a presença do réu, e apenas uma testemunha da defesa foi ouvida.
Jair, um aposentado de 63 anos, está em tratamento contínuo para depressão desde 2016. O atestado, assinado pelo psiquiatra que o acompanha, recomendou que ele fosse afastado de situações estressantes por um período de 60 dias. De acordo com o médico, o aposentado não está em plenas condições psicológicas e que qualquer situação de estresse poderia agravar seu estado de saúde. Outra avaliação médica realizada em abril de 2023 considera o risco de suicídio em caso de piora do quadro.
Pacheco indica apoio à reeleição de Lula e demonstra interesse em vaga no STF
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quarta-feira (30), que se a eleição fosse hoje, ele apoiaria a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Essa é uma decisão que será feita lá na frente, considerando tanto a realidade do governo quanto a vontade das lideranças do partido. Hoje o PSD tem quem já se dedica pelo apoio a Lula, quem defenda o contrário, e há um meio-termo que pode ser decisivo no futuro. Eu me filio à linha de que seria interessante para o Brasil ter a continuidade por mais quatro anos do presidente Lula no governo”, afirmou em uma entrevista ao UOL.
Presidenciável, Ratinho Jr. lidera domínio estadual entre governadores de direita nas eleições
A alta aprovação da gestão Ratinho Junior (PSD) credenciou o governador ao posto de maior cabo eleitoral nos estados do país administrados pelos principais nomes da direita e da centro-direita, a partir de vitórias dos candidatos do partido em 41,1% das prefeituras do Paraná.
O índice é o maior entre os governadores de direita que podem disputar as eleições presidenciais de 2026, entre eles, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás.
Assista ao Entrelinhas de segunda à sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS