Ouça este conteúdo
A deputada federal Sílvia Waiãpi (PL-AP) declarou seu apoio à reeleição do atual prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB-AP). Em entrevista, Sílvia destacou à coluna Entrelinhas a gestão do prefeito como exemplar. "Visivelmente, o município deu uma guinada não só na sua mobilidade como também nas atividades em construção de praças, estradas, e pela melhoria de vida das pessoas na região”, avaliou. A deputada citou o aumento no bem-estar social da população, os empreendimentos e as ações de incentivo à saúde. Waiãpi enfatizou que, em 35 anos, o município não teve uma administração tão eficaz quanto a de Furlan, justificando assim seu apoio.
O Partido Liberal (PL) do Amapá está estrategicamente empenhado em garantir a reeleição de Furlan, oferecendo em troca o maior tempo de televisão para a campanha e o apoio dos deputados do partido. A coligação potencial entre PL, MDB, PODE, PSD, PRD e PSB fortalece a candidatura de Furlan, que, caso reeleito, é um provável candidato ao governo do estado do Amapá em 2026. Em 2020, a eleição municipal marcou a vitória de Dr. Furlan sobre Josiel Alcolumbre (União-AP), irmão do senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Nos bastidores, a deputada federal Sonize Barbosa (PL-AP), o deputado estadual Errinelson (PL-AP) e a policial civil aposentada Narcisa Ardasse (PL-AP), que é vice-presidente do PL Mulher Macapá, estão sendo levantados como possíveis nomes para o cargo de vice-prefeito na chapa de Dr. Furlan. Os políticos foram aprovados pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar da boa avaliação da gestão do atual prefeito, a ausência do apoio do PL poderia tornar a eleição mais desafiadora, potencialmente levando-a para um segundo turno.
Conteúdo editado por: Mariana Braga