Diante do aumento da censura no Brasil, os jornalistas Luís Ernesto Lacombe, Allan dos Santos e Max Cardoso lançam um novo empreendimento de comunicação nos Estados Unidos, a Revista Timeline. A iniciativa busca proteção na Primeira Emenda americana, que garante a liberdade de expressão no país, e busca ser uma plataforma diversificada de conteúdos em texto, áudio e vídeo, com enfoque em política, cultura, saúde e bem-estar.
Em entrevista à coluna Entrelinhas, Allan dos Santos comentou que está empolgado com o novo projeto e, especialmente, com a parceria de Lacombe. “É a primeira vez que temos um editor-chefe tão gabaritado”, expressou. Já Lacombe, também colunista da Gazeta do Povo, destacou as dificuldades impostas pela censura brasileira. "Mesmo com os três idealizadores do projeto fora do Brasil, a ameaça de censura existe", comentou, ressaltando que o público majoritário está no país e pode ser impedido de acessar os conteúdos.
O jornalista enfatizou que o projeto foi iniciado com apoio de doações, incluindo equipamentos de vídeo. Lacombe também revelou planos de expansão, com a criação de um programa ao vivo semanal. Ele mencionou ainda que dois importantes colaboradores se juntaram ao projeto: o neurocirurgião Paulo Porto de Melo, que criticou a Organização Mundial de Saúde em seu primeiro artigo, e o renomado pianista Álvaro Siviero, que contribuirá com análises sobre música erudita.
Sobre a visão editorial da revista, Lacombe afirmou que o foco será a busca “pela verdade e pela valorização da cultura”, em contraponto ao que ele chamou de "lixo cultural" dos meios de comunicação tradicionais.
Quanto ao futuro do projeto, Lacombe revelou que há o sonho de transformar a empresa em um canal de TV a cabo ou até de TV aberta. No entanto, ele reconheceu que esse objetivo é distante. "Sonhar não custa nada. Nossos sonhos são grandes, mas exigem passos realistas", analisou. Entre os planos futuros, também está a produção de uma série ficcional baseada nas histórias reais de perseguidos políticos no Brasil nos últimos anos.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS