Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Tensão na direita: PL de Itajaí (SC) confirma chapa sem apoio do Republicanos

Ouça este conteúdo

A candidatura de Robison Coelho (PL-SC) à Prefeitura de Itajaí, Santa Catarina, com Rubens Angioletti (PL-SC) como vice, foi oficializada em convenção partidária. Esse movimento contou com o apoio dos partidos Progressista, PSDB, Novo, Agir e Cidadania. A aliança, no entanto, não foi isenta de tensões nos bastidores.

De acordo com a deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC), o Partido Liberal de Itajaí sofreu influências consideráveis das articulações do deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC). Goetten, um empresário com contratos na prefeitura, havia sido eleito deputado federal pelo PL durante a onda bolsonarista. Contudo, ele causou descontentamento ao começar a votar com o governo do PT, o que levou à sua saída do partido.

Apesar de ter deixado o PL, Jorge Goetten manteve sua influência em Itajaí e tentou viabilizar uma aliança entre o Republicanos e o PL. A estratégia envolvia apoiar o pré-candidato Robison Coelho, desde que o PL aceitasse um nome do Republicanos para a vice-prefeitura. No entanto, o PL enfrentava uma disputa interna entre Robison Coelho e o vereador Rubens Angioletti, o que poderia dividir a direita na cidade. A resolução dessa disputa culminou na formação de uma chapa pura, sem a participação do Republicanos.

Sem o PL, Republicanos fica com PSD

Essa decisão gerou insatisfação no Republicanos, que esperava que a vaga de vice fosse ocupada pelo vereador Marcelo Werner ou pela vereadora Chris Stuart. O descontentamento com a exclusão levou o partido a reorientar sua estratégia, decidindo apoiar o pessedista Osmar Teixeira (PSD-SC) na corrida eleitoral e rompendo com as expectativas de aliança com o PL.

Em entrevista à coluna Entrelinhas, Rubens Angioletti comentou sobre a decisão de unir forças com Robison Coelho para fortalecer a direita em Itajaí e evitar uma divisão que poderia beneficiar os adversários. "Firmamos um pacto por Itajaí, apoiado pelo governador do Estado, Jorginho Mello", afirmou Angioletti, ressaltando a importância de uma administração coesa e alinhada com os valores da direita para o futuro da cidade.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Mariana Braga

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.