Ouça este conteúdo
O Dia do Nascituro, celebrado em 8 de outubro, foi marcado por diversos eventos dentro e fora do Congresso Nacional, todos em defesa da vida desde a concepção. Entre os destaques, a deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ) subiu à tribuna para reforçar a importância de combater narrativas que, segundo ela, tentam desvalorizar a vida. “Estamos em um momento bastante delicado, com o avanço da cultura da morte. Mais do que nunca, é preciso enaltecer o valor da vida, a dignidade que começa desde a concepção”, afirmou a deputada em seguida à coluna Entrelinhas. No mesmo dia, o Projeto de Lei nº 5.014/2023, chamado de PL Ventre Protegido, foi aprovado em uma comissão, destacando a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância do período gestacional.
Outro marco ocorreu no Rio de Janeiro, onde uma ultrassonografia ao vivo foi projetada no Cristo Redentor, sincronizada com as batidas do coração de um bebê. O evento fez parte do Encontro Nacional do Rosário, organizado pelo Instituto Hesed, com a presença de centenas de fiéis. Tonietto também destacou a relevância histórica da cerimônia. "Foi bastante emocionante, um momento emblemático. Pela primeira vez, o Cristo Redentor projetou o coração de um bebê, sincronizado com o Sagrado Coração de Jesus. Isso marcou não só a história do Rio de Janeiro, mas também do Brasil”, declarou.
Nas redes sociais, a deputada expressou sua alegria por participar do evento, que também contou com a presença de figuras religiosas como o cardeal Dom Orani Tempesta e a irmã Maria Raquel.
O PL Ventre Protegido
No Congresso, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) aprovou o relatório de Tonietto sobre o PL nº 5.014/2023, que institui o Dia do Ventre Protegido. O objetivo é destacar a relevância do ventre materno como o primeiro ambiente de desenvolvimento do ser humano, promovendo políticas públicas que garantam o cuidado tanto com a gestante quanto com o nascituro. Segundo a deputada, “é fundamental que as gestantes tenham acesso ao pré-natal e a todos os cuidados necessários para assegurar um desenvolvimento saudável do bebê”.
A escolha do dia 1º de outubro como o Dia do Ventre Protegido complementa um calendário simbólico, que inclui o Dia do Nascituro (8 de outubro) e o Dia da Criança (12 de outubro), além de outubro ser o mês internacional da conscientização sobre perdas gestacionais e neonatais. A proposta visa fomentar atividades educativas e preventivas, sem caráter religioso, sobre os cuidados com a gestação e o respeito à vida desde o ventre materno.
Conteúdo editado por: Mariana Braga