Donald Trump desbanca Kamala Harris e é eleito presidente dos EUA. No programa Entrelinhas desta quarta (6), veja a análise completa sobre a vitória do republicano, que assegurou os 270 delegados exigidos pela norma eleitoral.
Além disso, o presidente Lula parabeniza Trump e defende a importância de respeitar a democracia. Em suas redes sociais, Lula desejou sorte ao novo governo dos EUA, apesar de ter apoiado Kamala Harris.
Por fim, Elon Musk celebra a vitória de Trump, chamando-a de "mandato da mudança". Então, não perca o Entrelinhas de hoje, com uma cobertura completa das reações e impactos das eleições americanas!
Donald Trump desbanca Kamala Harris e é o novo presidente dos EUA
Donald Trump venceu com folga a eleição presidencial realizada nos Estados Unidos nesta terça-feira (5), desbancando a democrata Kamala Harris, atual vice-presidente do país. Trump garantiu sua vitória ao assegurar os 270 delegados exigidos pela norma eleitoral.
Aos 78 anos, Trump retornará à Casa Branca em 20 de janeiro de 2025, quando será empossado para seu segundo mandato como presidente, após ficar quatro anos longe do poder. Ele deve comandar os Estados Unidos até 2029, sendo o 47º líder da maior potência do mundo. O senador republicano J.D. Vance, vice na chapa de Trump, assumirá como o 50º vice-presidente da história dos EUA.
Lula parabeniza Trump pela vitória nos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou a vitória do empresário Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos na madrugada desta quarta (6) e disse desejar “sorte e sucesso ao novo governo”.
O reconhecimento da vitória ocorreu perto das 9h ao chegar no Palácio do Planalto. Apesar de parabenizar Trump, Lula havia manifestado apoio a Kamala Harris. A democrata perdeu a eleição com uma diferença ampla de 53 votos dos delegados dos estados americanos.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada”, disse Lula nas redes sociais.
Musk comemora eleição de Trump como presidente dos EUA: “mandato da mudança”
O empresário Elon Musk, dono da rede social X, SpaceX e da Tesla, comemorou nesta quarta-feira (6) a vitória de Donald Trump como presidente dos EUA. Ele afirmou que o momento é, sobretudo, de "mudança" para o país.
No X, o bilionário, que se tornou uma das principais figuras de apoio aos republicanos desde julho, se expressou em uma sequência de postagens próprias e republicações de outros usuários da plataforma.
Em uma delas, ele escreveu: “O povo da América deu a Trump um mandato cristalino para a mudança esta noite”. Nesse sentido, Musk também reafirmou o discurso de Trump sobre reestabelecer o crescimento econômico nos EUA.
Assista ao Entrelinhas de segunda à sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS