Ouça este conteúdo
O vereador Lorenzo Tonetto (PL-RS), o mais votado da história do município de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, iniciou seu primeiro mandato com uma iniciativa inusitada: presentear os colegas vereadores, o prefeito e o vice-prefeito da cidade com exemplares do livro “As Seis Lições”, do pensador Ludwig von Mises, considerado um clássico do liberalismo. Segundo Tonetto, nenhum dos colegas conhecia o autor. “Espero que as ideias e os conceitos apresentados por Mises possam servir como princípios nas decisões políticas. O melhor que o Estado pode fazer é não atrapalhar o desenvolvimento natural da economia”, declarou o vereador à coluna Entrelinhas.
Após ser eleito, Tonetto foi convidado a presidir a primeira sessão da Câmara Municipal e decidiu marcar o momento com uma ação que representasse seus ideais. “Pensei: bom, vamos fazer algum gesto que sinalize a favor do liberalismo, a favor das ideias da liberdade, e tentar disseminar o máximo possível essas ideias e valores”, comentou ao "Boletim da Liberdade".
Na mesma entrevista, o vereador destacou suas referências políticas. Ele mencionou Joaquim Nabuco como uma inspiração histórica por sua luta pelo fim da escravidão no Brasil. Entre as lideranças atuais, Tonetto afirmou que admira o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), “que diariamente sofre perseguições por defender as ideias da liberdade”. No Poder Executivo, sua maior referência é Javier Milei, presidente da Argentina. “Javier Milei não ficou só no discurso: colocou em prática o pensamento liberal e está colocando em ordem as contas públicas na Argentina”, expressou.
Sobre seus planos futuros, Tonetto revelou a intenção de distribuir outro livro aos colegas. “Recebi do Instituto Atlantos alguns exemplares do livro ‘Liberdade, um Antídoto Contra a Pobreza’, da autora Antonella Marty, que também irei entregar em um momento oportuno”, afirmou. Ele ressaltou que seu objetivo é “mostrar aos colegas o potencial que o livre mercado tem de melhorar a vida das pessoas”.
Nas redes sociais, Tonetto enfatizou o simbolismo da iniciativa e agradeceu ao Instituto Atlantos e ao economista Hélio Beltrão pela doação dos exemplares. “Vocês fazem muito pelo pensamento liberal no Brasil. Espero que os ensinamentos possam guiar Santo Ângelo para o caminho da prosperidade”, escreveu. Na postagem, citou Mises: “Ideias, somente ideias podem iluminar a escuridão”, reforçando seu compromisso em divulgar os valores do livre mercado na política local.