O vereador Lorenzo Tonetto (PL-RS), o mais votado da história do município de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, iniciou seu primeiro mandato com uma iniciativa inusitada: presentear os colegas vereadores, o prefeito e o vice-prefeito da cidade com exemplares do livro “As Seis Lições”, do pensador Ludwig von Mises, considerado um clássico do liberalismo. Segundo Tonetto, nenhum dos colegas conhecia o autor. “Espero que as ideias e os conceitos apresentados por Mises possam servir como princípios nas decisões políticas. O melhor que o Estado pode fazer é não atrapalhar o desenvolvimento natural da economia”, declarou o vereador à coluna Entrelinhas.
Após ser eleito, Tonetto foi convidado a presidir a primeira sessão da Câmara Municipal e decidiu marcar o momento com uma ação que representasse seus ideais. “Pensei: bom, vamos fazer algum gesto que sinalize a favor do liberalismo, a favor das ideias da liberdade, e tentar disseminar o máximo possível essas ideias e valores”, comentou ao "Boletim da Liberdade".
Na mesma entrevista, o vereador destacou suas referências políticas. Ele mencionou Joaquim Nabuco como uma inspiração histórica por sua luta pelo fim da escravidão no Brasil. Entre as lideranças atuais, Tonetto afirmou que admira o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), “que diariamente sofre perseguições por defender as ideias da liberdade”. No Poder Executivo, sua maior referência é Javier Milei, presidente da Argentina. “Javier Milei não ficou só no discurso: colocou em prática o pensamento liberal e está colocando em ordem as contas públicas na Argentina”, expressou.
Sobre seus planos futuros, Tonetto revelou a intenção de distribuir outro livro aos colegas. “Recebi do Instituto Atlantos alguns exemplares do livro ‘Liberdade, um Antídoto Contra a Pobreza’, da autora Antonella Marty, que também irei entregar em um momento oportuno”, afirmou. Ele ressaltou que seu objetivo é “mostrar aos colegas o potencial que o livre mercado tem de melhorar a vida das pessoas”.
Nas redes sociais, Tonetto enfatizou o simbolismo da iniciativa e agradeceu ao Instituto Atlantos e ao economista Hélio Beltrão pela doação dos exemplares. “Vocês fazem muito pelo pensamento liberal no Brasil. Espero que os ensinamentos possam guiar Santo Ângelo para o caminho da prosperidade”, escreveu. Na postagem, citou Mises: “Ideias, somente ideias podem iluminar a escuridão”, reforçando seu compromisso em divulgar os valores do livre mercado na política local.
Cerimônia de memória do 8/1 se transforma em ato político com gritos de “sem anistia”
8/1 completa dois anos com 371 condenados; assista ao Sem Rodeios
Super live de oito horas contesta narrativa do governo sobre o 8 de janeiro
De improviso: Lula diz ser amante da democracia porque maridos são mais apaixonados pelas amantes
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS