A vereadora de Curitiba Indiara Barbosa (Novo-PR), em conjunto com o recém-eleito vereador Guilherme Kilter (Novo-PR), criou um requerimento contra a Resolução do Ministério da Educação (MEC), que começará a valer em 1º de novembro. O artigo 10, parágrafo 1º, inciso VI da norma destaca a "valorização da igualdade de gênero" e o combate à discriminação com base em gênero. Kilter vê nesse texto uma potencial "brecha" para a promoção de ideologias nas escolas.
Em entrevista à coluna Entrelinhas, ele explicou que o Conselho Nacional de Educação (CNE) emitiu o texto sem debate parlamentar. "Foi uma resolução do MEC, com um monte de inciso, um monte de artigo, que vai ser efetivado para as escolas obedecerem", alertou o vereador eleito. Ele destacou que o artigo sobre igualdade de gênero chamou sua atenção por permitir que as escolas abordem essas questões sem distinção clara entre meninos e meninas. "A gente identificou nisso uma brecha para promover ideologia de gênero, para igualizar meninos e meninos”, explicou. Diante disso, os vereadores já protocolaram um pedido oficial ao MEC para alterar o texto e uma Moção de Repúdio na Câmara de Curitiba, que será discutida na semana que vem.
Além das ações locais, Kilter pretende expandir o debate para o cenário nacional. "A gente vai falar com deputados, para nacionalizar esse tema e essa briga também", garantiu. Ele acredita que a resolução foi proposta durante o período eleitoral de forma estratégica, para que não ganhe destaque, e que poucos parlamentares perceberam sua implicação até o momento. O vereador eleito enfatizou a urgência em reverter a medida antes de sua vigência em novembro, alertando sobre o impacto que isso pode ter na educação de crianças pequenas.
A vereadora Indiara também destacou a importância do debate sobre o tema, que deverá acontecer na semana que vem na Câmara Municipal de Curitiba. "Apesar de ser um tema federal, uma resolução federal, é uma pauta que trata da educação infantil, que é competência do município e que os vereadores têm que estar atentos", declarou.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS