Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Zema defende Bolsonaro como candidato em 2026

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Ouça este conteúdo

Em entrevista à CNN Brasil nesta segunda (29), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), defendeu que Jair Bolsonaro (PL) como candidato da direita nas eleições presidenciais em 2026. Para Zema, o “ideal seria” que o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível, representasse a direita na disputa. “Ele é quem resgatou a direita no Brasil”, disse.

Sobre a possibilidade de o ex-presidente voltar a ser elegível, Zema respondeu: “Tudo muda. Aqui no Brasil alguém é condenado e ninguém esperava, alguém é ‘descondenado’ e ninguém esperava”. O governador de Minas Gerais, que já demonstrou interesse em disputar as eleições presidenciais em 2026 como vice, comentou ainda que tivemos muitos “descondenados” no Brasil. “Por que não ele?”, questionou Zema, referindo-se, entre outros, ao presidente Lula (PT), cujas condenações por corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionadas à Operação Lava-Jato foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021.

Zema, em seu segundo mandato como governador, reafirmou suas próprias ambições políticas para 2026, dizendo que estará “participando ativamente da campanha de 2026, apoiando candidatos liberais”. Ele mencionou ainda a possibilidade de se candidatar à presidência. “Posso ser um apoiador, posso ser um candidato, o que eu quero é contribuir para um país melhor”, declarou. Além disso, ele observou que outros governadores de centro-direita também devem apoiar a campanha.

“Quero participar”

Em junho, Zema disse que não liga de ser vice na disputa presidencial de 2026. Para o governador, o importante é “participar do processo”.

Zema ainda disse que caso figure como vice em uma chapa vencedora, ele poderá assumir um Ministério, como fez o atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). A declaração foi dada a jornalistas, na segunda-feira (24).

Conteúdo editado por: Mariana Braga

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.