O deputado federal Zucco (PL-RS) tem articulado para assumir a liderança da Oposição na Câmara dos Deputados em 2025, substituindo o deputado Filipe Barros (PL-PR), que segue no comando até fevereiro do ano que vem. Zucco, que está em seu primeiro mandato na Casa, é conhecido por sua atuação em pautas prioritárias para a direita, como segurança pública e agronegócio. Além disso, ele ganhou destaque como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento Sem-Terra (MST) no ano passado.
Outros nomes chegaram a ser ventilados para o cargo, como o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), que liderou a oposição no primeiro semestre de 2023, e Cabo Gilberto Silva (PL-PB), mas fontes confirmaram à coluna Entrelinhas que o deputado Zucco é o primeiro da lista para assumir o posto em 2025. O nome de Zucco conta com a aprovação do dirigente do Partido Liberal (PL) na Câmara Federal, Altineu Côrtes (PL-RJ), e do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. O parlamentar gaúcho também tem proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A mesma articulação definiu que Silva deverá ser o líder na legislatura de 2026.
A liderança da Oposição na Câmara é um cargo estratégico, com responsabilidades que incluem participar de reuniões com o presidente da Casa, discutir a pauta de plenário e orientar bancadas durante as votações. Além disso, líderes têm direito a tempo de fala privilegiado em debates, o que reforça a relevância do posto.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS