Este ano promete algumas produções interessantes para o cinema horror. Um dos maiores feitos é o fato de que no fim deste mês, nosso país terá dois exemplares em exibição no fim do mês: Mar Negro, de Rodrigo Aragão, já em cartaz em algumas cidades do país; e Quando Eu Era Vivo, de Marco Dutra. A conquista é rara para nosso país, que raramente vê um título do gênero chegar às grandes salas de cinema.
Obviamente, os lançamentos vão além dos dois filmes nacionais. Em 2014, o horror estará representado em filmes de aventura, dramas psicológicos e até thrillers sobre demônios. A seguir, segue nosso já tradicional listão de estreias no gênero para o restante do ano. A primeira parte, abaixo, foca nos filmes programados para o primeiro semestre, de acordo com o Filme B. A segunda parte será publicada amanhã.
» 24/01
Frankenstein – Entre anjos e demônios (I, Frankenstein), de Stuart Beattie. Antes previsto para estrear em 2013, o filme adapta uma HQ que coloca o monstro de Mary Shelley para no meio de uma guerra entre clãs rivais. O elenco tem Aaron Eckhart, Bill Nighy e Yvonne Strahovski.
O herdeiro do Diabo (Devil’s Due), de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillet. Estrelado por Zach Gilford e Allison Miller, a produção é um found footage sobre uma mulher que pode estar grávida do anticristo.
» 31/01
Quando eu era vivo, de Marco Dutra. Produção nacional com Antônio Fagundes, Marat Descartes e Sandy Leah no elenco. A trama é baseada no romance “A arte de produzir efeito sem causa”, de Lourenço Mutarelli, e acompanha um homem que volta a morar com o pai e fica obcecado com o passado.
» 14/02
Os últimos dias (Los ultimos días), de David Pastor e Alex Pastor. Neste filme destópico espanhol, uma epidemia toma conta da Terra e faz com que os humanos fiquem com medo de lugares abertos, que podem causar uma morte instantânea. O elenco tem Marta Etura e Leticia Dolera.
» 07/03
A cripta (Crypt), de Mark Murphy. Um grupo de jovens morre em uma cripta de igreja e agora uma equipe vai investigar o que ocorreu. Com Mark Harris e Natalie Stone.
» 14/03
Vampire Academy, de Mark Waters. Sarah Hyland e Zoey Deutch encabeçam o elenco dessa nova adaptação literária de uma série adolescente, que acompanha uma escola de vampiros. A produção parece querer surfar na onda de Crepúsculo.
» 04/04
Toque de mestre (Grand Piano), de Eugenio Mira. Apelidado de Velocidade Máxima em um piano, o filme mostra um jovem músico, vivido por Elijah Wood, que precisa tocar piano sem errar uma nota ou será baleado por John Cusack.
» 18/04
Donos do tempo (Welcome to Yesterday), de Dean Israelite. Nesta ficção cientifica found footage, com Jonny Weston e Sofia Black-D’Elia, um grupo de jovens volta ao passado e transforma o presente em um pesadelo.
» Abril sem data
Expresso do amanhã (Snowpiercer), de Bong Joon-ho. Envolvido em polêmicas por conta dos cortes que sofreu para o lançamento no ocidente, esta ficção científica mostra os resquícios da humanidade sobrevivendo em um trem, dividido por classes sociais em um mundo congelado. Estrelado por Chris Evans, Jamie Bell e Tilda Swinton.
» 16/05
Godzilla, de Gareth Edwards. O diretor de Monsters promete um remake à altura do monstro japonês criado por radiação que ataca os Estados Unidos e outros territórios mundo afora. O filme conta com as atuações de Aaron Taylor-Johnson, Bryan Cranston, Elizabeth Olsen, Ken Watanabe, Juliette Binoche e David Strathairn.
» 23/05
Isolados, de Tomas Portella. Outro horror brasileiro, que acompanha um casal que aluga uma casa na serra para descansar, mas acaba enfrentando a realidade violenta da região. Com os atores Bruno Gagliasso, Regiane Alves e José Wilker.
» 30/05
Malévola (Maleficent), de Robert Stromberg. Nesta fantasia com toques sombrios, Angelina Jolie vive a bruxa Malévola, responsável pela maldição de Bela Adormecida.
» Maio sem data
Passion, de Brian De Palma. A dupla Rachel McAdams e Noomi Rapace estrela essa produção, que teve a estreia adiada diversas vezes. A trama mostra uma mulher que busca vingança de seu chefe.
» 20/06
Haunt, de Mac Carter. Jacki Weaber e Liana Liberato iniciam a exploração de um imóvel recém-comprado, mas logo descobrem que o local é mal assombrado.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS