Um dos integrantes do coletivo Porta dos Fundos, canal popular de vídeos de humor para o YouTube, vai produzir curtas com temática de horror para internet. De acordo com o jornal O Globo, que divulgou a notícia no início da semana, o diretor e roteirista Ian SBF deve lançar o projeto em outubro. Os vídeos serão semanais e vão contar com a participação de alguns atores do coletivo, como Gregório Duvivier e Fábio Porchat.
Embora muito pouco se saiba sobre o canal, podemos esperar que – se bem capitalizado em cima do nome do coletivo – o projeto possa ajudar a alavancar a popularidade do horror audiovisual brasileiro. Hoje, o gênero nacional praticamente não tem entrada nas telas de cinema espalhadas pelo país. Uma pena, pois temos excelentes produtores por aqui.
Além do Porta dos Fundos, Ian SBF também gerencia a produtora Anões em Chamas e tem dois longas-metragens Podia Ser Pior e Teste de Elenco, ambos comédias estreladas por Porchat e Tatá Werneck. Pelo histórico do produtor, o novo canal de horror do YouTube não deve ficar isento do humor.
Vale lembrar que o horror nacional já foi extremamente popular, quando encabeçado por José Mojica Marins, Ivan Cardoso e outros diretores que trabalharam entre as décadas de 1960 e 1980. Em março deste ano, a Folha de São Paulo fez um breve (e polêmico) levantamento sobre outras grandes produções que estão por vir no gênero.