O diretor italiano Ruggero Deodato será o convidado de honra do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa), que ocorre entre 3 e 19 de maio, na capital gaúcha. O cineasta é mais conhecido por fãs de horror por ter dirigido o transgressor Canibal Holocausto (1980).
Quem não viu o filme – mas tem interesse –, deve se preparar. A obra, que é uma espécie de precursor do found footage (filmagens encontradas), acompanha um grupo de documentaristas que decide registrar os ritos de uma tribo canibal. Na época, Deodato foi acusado de fazer um snuff movie, graças ao tom realista das cenas – que ainda hoje impressionam.
Além de Deodato, o evento porto alegrense de cinema de horror também vai trazer os italianos Claudio Simonetti, que integrou a banda Goblin (responsável pela trilha sonora dos filmes de Dario Argento), e Luigi Cozzi (Hercules 87) – que vai ao evento apresentar sua versão colorida a mão de Godzilla, clássico de Ishirô Honda.
O evento também anunciou alguns filmes que serão exibidos na programação, como o nacional Zombio 2: Chimarrão Zombies de Petter Baiestorf, Cockneys Vs. Zombies do estreante britânico Mattias Hoene e o cultuado Lobos de Arga de Juan Martínez Moreno, entre outros. No total, o Fantaspoa deve apresentar 98 produções do gênero.
Outra novidade deste ano é que o festival terá uma mostra especial no Rio de Janeiro – da qual devem participar Deodato, Simonetti e Cozzi. Podia rolar uma dessas em Curitiba também… #ficaadica