Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Crateras em Cruz Machado

Trecho da PR-447 única estrada asfaltada para o município de Cruz Machado (Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo) (Foto: )
Trecho da PR-447 única estrada asfaltada para o municipio de Cruz Machado (Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Trecho da PR-447 única estrada asfaltada para o município de Cruz Machado (Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Para chegar à cidade de Cruz Machado, terra de Helena Kolody, você irá subir muito. O único acesso asfaltado até a sede do município é a PR-447, que sai de União da Vitória – no fundo de um vale a 765 metros de altitude. Após percorrer os 50 quilômetros entre as duas cidades em uma pista simples, sem acostamento, você encontrará a simpática Cruz Machado – berço da colonização polonesa no Brasil, a 950 metros de altitude. Os 185 metros de diferença parecem pouco na frente do computador, mas são significativos se estiver com o volante de um carro nas mãos e precisar oscilar entre a quarta e a terceira marcha para avançar.

A viagem ganhou pitadas off road desde o início de junho, quando o Paraná recebeu uma chuvarada intensa e concentrada. Em pelo menos quatro trechos o asfalto some e dá lugar a uma pista de terra e cascalho improvisada pela prefeitura local para reestabelecer o acesso da cidade com o restante do mundo.

E o pior é que se olharmos bem para o asfalto restante dá para ver a olho nu (confira as fotos) que há risco de novos deslizamentos devido a movimentação do solo, que já refletiu na compactação da estrada. Rezemos ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, para que as próximas chuvas não venham tão intensas como em junho e dê tempo de arrumar a estrada até junho de 2015.

 

Trecho da PR-447 única estrada asfaltada para o municipio de Cruz Machado (Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Trecho da PR-447 única estrada asfaltada para o município de Cruz Machado (Foto: Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

PS: Não sabe quem é Helena Kolody? Dê uma olhada aqui e acolá. Minha poesia favorita dela é Ideal:  “O vento aviva a labareda forte. A chama vacilante, um sopro extingue.”

…………………………………………………………………….

Participe

O que fará o Sul do Paraná se desenvolver? Escreva aqui e ajude a mostrar o que pode ser feito pelo Poder Público para melhorar a qualidade de vida de quem mora aqui.

Onde estamos

Veja aqui em que cidade estamos agora e acompanhe nosso deslocamento pelo estado.

Isso é trabalho?

Entenda aqui o por quê Gazeta do Povo está bancando a viagem de dois caras por todo o Paraná.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.