Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Cresce expectativa com a soja

Chuva chegou a tempo de recuperar lavouras no Centro do PR, mas campos ainda dependem do clima

Um terço da safra de milho foi perdido com a seca de dezembro na região Central do estado que vai de Manoel Ribas a Ivaiporã. No entanto, a soja escapou bem. Não deve render tanto quanto nas duas últimas safras, mas, diferente do milho, terá colheita maior que as das safras 2004/05 e 2005/06, tammbém atingidas pela seca.

O produtor rural Lindolfo Rengel, de Manoel Ribas, conta que, no município, a maioria planta mais soja que milho e, por isso, não será afetada em cheio. Ele relata que a oleaginosa já tinha um mês quando parou de chover, por volta de 15 de novembro. As precipitações da segunda metade de dezembro permitiram que as plantas se recuperassem. Se o clima continuar bom, a rentabilidade deve ficar dentro das médias históricas, estima.

FOTO_2.jpg

Sem quebra na soja, o produtor Lourival da Silva, de Ivaiporã, tenta recuperar as perdas no milho caprichando na comercialização. Ele já comercializou 20% da provável colheita para pagar contas e continua correndo atrás dos melhores preços para cumprir o plano de venda escalonada. Os preços das terras e do arrendamento e a necessidade de averbação da reserva legal aumentam a expectativa em relação aos resultados desta safra, relata.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.