Expedição visita países estratégicos para ampliação das exportações do agronegócio brasileiro
Jornalistas e técnicos da Expedição Safra estão percorrendo fazendas, indústrias, portos e os centros de decisões da Europa. Em pauta, as relações comerciais do agronegócio brasileiro com o europeu. Nesta segunda-feira, a agenda inclui entrevistas com representantes do Brasil que atuam no velho continente e executivos da União Europeia (UE).
Em viagem pela Alemanha e Holanda, a equipe levantou informações sobre o maior mercado europeu e a principal porta de entrada dos produtos importados. Estratégicos do ponto de vista logístico e econômico, os dois países mostram interesse em reforçar as relações com o Brasil, em meio à revisão dos acordos que determinam a competitividade dos produtos brasileiros.
A Expedição Safra 2010/11 começou em setembro do ano passado, percorrendo 12 estados brasileiros – uma vez no plantio e outra na colheita –, Estados Unidos, Argentina e Paraguai. Em sua quinta edição, é a primeira vez que o projeto é estendido à Europa, para abordar as questões que envolvem a ampliação dos negócios agropecuários do Brasil com a UE. Ao todo, estão sendo percorridos perto de 60 mil quilômetros de estradas.
Acompanhe as reportagens apuradas na União Europeia a partir da edição desta terça-feira do Caminhos do Campo.