Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Enfim, plantio de soja ganha ritmo no Rio Grande do Sul

Produtores queriam antecipar a tarefa, mas não conseguiram por falta de chuva

plantio_soja.jpg

Os produtores de soja do Rio Grande do Sul estão fazendo o plantio deslanchar nesta semana. Com previsão de pancadas de chuva para esta sexta e sábado, colocaram as plantadeiras para trabalhar, na tentativa de aproveitar a umidade e driblar o La Niña.

O plantio de variedades precoces no início do zoneamento agroclimático é o primeiro passo para evitar o destempero do tempo. Em seguida, em outras duas etapas, devem ser plantadas sementes de ciclo médio e normal. Tudo para evitar que as plantações esteja em fase crítica em dezembro, quando tende a faltar chuva, relatam.

A ideia era antecipar o cultivo, mas isso não ocorreu justamente por falta de umidade. As plantadeiras estão saindo dos galpões na mesma época de anos anteriores.

Na região de Cruz Alta e Ibirubá, uma das mais sensíveis à falta de chuva, muitos produtores semearam milho um mês atrás. Porém, só estão iniciando o cultivo da soja nesta semana.

Segundo a Emater, o plantio do milho atinge 57% e o da soja, 5% da área prevista. Apesar da falta de chuva, a germinação da oleaginosa, que atinge 2%, é considerada normal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.