
Equipe de técnicos e jornalistas está no Oeste da Bahia. Com calendário agrícola mais atrasado em relação ao Sul do país, a colheita está apenas começando na região.

Uma equipe da Expedição Safra RPC chegou neste domingo (14/03) ao Oeste da Bahia para dar início ao roteiro pelo Centro-Norte do Brasil. Com calendário agrícola mais atrasado em relação ao Sul do país, a colheita está apenas começando. Chuvas constantes dificultam o avanço dos trabalhos de campo. Desde o início do mês, as precipitações acumularam entre 75 e 100 mm na região. Durante o todo mês de março, o Oeste da Bahia costuma receber entre 100 e 150 mm de chuva, conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Durante esta semana, os técnicos e jornalistas vão percorrer a região do MaToPiBa, que compreende o cinturão de produção de grãos dos estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Além de visitas a agricultores, o roteiro inclui também agendas técnicas em sindicatos rurais, associações de produtores e outras entidades de representação do agronegócio. Ao final do percurso, a Expedição irá ajustar as projeções de área, produção e produtividade feitas no início do ciclo, em outubro do ano passado.
Conforme a estimativa inicial, juntos, os quatro estados cultivam nesta temporada 2009/10 quase 2 milhões de hectares de soja, com potencial para 5,44 milhões de toneladas. O milho de verão ocupa 1,7 milhão de hectares e pode render 3,11 milhões de toneladas. A julgar pelo comportamento do clima durante este verão, favorável ao desenvolvimento das lavouras, há possibilidade de um ligeiro reajuste para cima nas projeções.



