Sondagem entra agora na fase da tabulação de dados. As estatísticas da safra brasileira de grãos serão divulgados pela Gazeta do Povo na próxima semana
A Expedição Safra RPC encerrou na semana passada um circuito de 6,5 mil quilômetros pelo Centro-Norte brasileiro. Nas últimas visitas no MaToPiBa, região que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a Expedição encontrou lavouras de soja em boas condições, apesar de relatos de veranicos em áreas isoladas.
É o caso da região de Riachão, no Maranhão. O produtor Antídio Sandri conta que as chuvas acumuladas desde o início do ciclo 2009/10 ficaram 50% abaixo do normal, mas que ainda assim espera colher cerca de 2,8 mil quilos de soja por hectare. Apesar de estar abaixo do potencial produtivo, de 3,3 mil quilos, o rendimento esperado para este ano é considerado bom e fica em linha com a média da região. O maior problema, afirma Sandri, é o preço do grão, que segundo ele já caiu 50% nesta temporada.
A cotação baixa também o a principal preocupação dos produtores associados à Coapa, cooperativa agropecuária com sede em Pedro Afonso, no Tocantins. “Em termos de produção, o resultado deste ano será satisfatório, se não espetacular. Mas a renda do produtor deve ser cerca de 35% menor”, diz o presidente Ricardo Khouri. A Coapa espera fechar a temporada com produtividade média de 2.880quilos por hectare, 4% mais que no ano passado, quando a soja rendeu aos seus105 cooperados em média 2.760 quilos por hectare.
Até o momento, cerca de 25% das lavouras foram colhidas na região e metade da produção já foi vendida. Sem um mercado interno expressivo, quase toda a safra de soja da cooperativa segue para o Porto de Itaqui, no Maranhão para ser exportada. Para chegar lá, os grãos precisam percorrer aproximadamente 1.100 quilômetros. Parte do percurso é feito por rodovias em péssimas condições, o que aumenta a despesa com transporte e diminui a renda do produtor.
Mas esse custo pode ser reduzido já nesta safra, com a inauguração de mais um trecho da ferrovia Norte-Sul que fica a 142 quilômetros de Pedro Afonso. A equipe da Expedição esteve lá e visitou o terminal ferroviário de Colinas do Tocantins. O trecho de 126 quilômetros que liga Colinas do Tocantins ao município de Guaraí será inaugurado amanhã e deve começar a operar nas próximas semanas.
Roteiro
O giro pelo MaToPiBa finalizou os trabalhos de campo da Expedição Safra 2009/10. Do plantio, em setembro do ano passado, à colheita, as equipes percorreram cerca de 50 mil quilômetros em 12 estados brasileiros e no cinturão de produção de grãos dos Estados Unidos, Argentina e Paraguai. A sondagem entra agora na fase da tabulação de dados, para dimensionar o tamanho da safra brasileira de grãos. Os números serão divulgados pela Gazeta do Povo na próxima semana, na edição do Caminhos do Campo do dia 30 de março. O encerramento da temporada será no dia 1º de abril, numa programação paralela à Exposição Agropecuária de Londrina, no Norte do Paraná.