Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Expedição segue para o Centro-Norte

Mais duas semanas de sondagem nas lavouras e junto a técnicos e analistas

Em sua quarta semana de viagens na sondagem do plantio de grãos 2010/11, a Expedição Safra segue hoje para os estados de Goiás (Centro-Oeste) e Minas Gerais (Sudeste), numa jornada que inclui, na semana que vem, a região agrícola de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o MaToPiBa. Técnicos e jornalistas consultam produtores, agrônomos e analistas de todas as regiões para avaliar o potencial da produção deste verão e verificar sob que condições o cultivo ocorre.

A Expedição Safra já percorreu neste ano o cinturão da produção de grãos dos Estados Unidos, o Corn Belt, os três estados do Sul, além de Mato Grosso e São Paulo. O objetivo é ampliar a base de dados dos produtores brasileiros sobre a colheita norte-americana e as tendências regionais do Brasil. Ao todo, serão percorridos 12 estados brasileiros. Na época da colheita, as equipes voltarão a campo, para verificar se as previsões se confirmaram.

O percurso pelo Sul mostrou que a região, apesar de enfrentar maior risco de seca, por causa do La Niña, continua confiante. Os produtores mantiverma investimento. Ou seja, o potencial de produção é o mesmo do ano passado, com aumento na área da soja e redução na do milho.

À medida em que se avança do Sul para as demais regiões brasileiras, a preocupação com a ocorrência de estiagens nesta temporada diminui, apesar de o plantio ter começado mais tarde por causa da falta de chuva. Com previsões de precipitações acima da média, os produtores torcem para que as chuvas sejam bem distribuídas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.