Mais duas semanas de sondagem nas lavouras e junto a técnicos e analistas
Em sua quarta semana de viagens na sondagem do plantio de grãos 2010/11, a Expedição Safra segue hoje para os estados de Goiás (Centro-Oeste) e Minas Gerais (Sudeste), numa jornada que inclui, na semana que vem, a região agrícola de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o MaToPiBa. Técnicos e jornalistas consultam produtores, agrônomos e analistas de todas as regiões para avaliar o potencial da produção deste verão e verificar sob que condições o cultivo ocorre.
A Expedição Safra já percorreu neste ano o cinturão da produção de grãos dos Estados Unidos, o Corn Belt, os três estados do Sul, além de Mato Grosso e São Paulo. O objetivo é ampliar a base de dados dos produtores brasileiros sobre a colheita norte-americana e as tendências regionais do Brasil. Ao todo, serão percorridos 12 estados brasileiros. Na época da colheita, as equipes voltarão a campo, para verificar se as previsões se confirmaram.
O percurso pelo Sul mostrou que a região, apesar de enfrentar maior risco de seca, por causa do La Niña, continua confiante. Os produtores mantiverma investimento. Ou seja, o potencial de produção é o mesmo do ano passado, com aumento na área da soja e redução na do milho.
À medida em que se avança do Sul para as demais regiões brasileiras, a preocupação com a ocorrência de estiagens nesta temporada diminui, apesar de o plantio ter começado mais tarde por causa da falta de chuva. Com previsões de precipitações acima da média, os produtores torcem para que as chuvas sejam bem distribuídas.