Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Expedição volta a campo para o balanço da safra 09/10

Expedicao030204.jpgTécnicos e jornalistas vão percorrer 12 estados brasileiros, mais as regiões produtoras do Paraguai e Argentina

Com a expectativa de safra cheia, a Expedição Safra da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) volta a campo para fazer o balanço da temporada 2009/10. A considerar a produtividade das primeiras áreas colhidas, no Paraná e no Mato Grosso, a expectativa é confirmar as tendências apontadas no início do ciclo, de recorde na soja e o segundo melhor resultado da história no milho. A oleaginosa tem condições de superar a estimativa inicial da Expedição Safra, de 64,64 milhões de toneladas e ficar entre 65 e 66 milhões de toneladas.

O milho, a depender do desempenho da safra de verão e da aposta na safrinha, que começa a ser plantada, deve render entre 52 e 53 milhões de toneladas, muito próximo da previsão de 52,59 milhões de toneladas (1ª safra com 32,96 milhões e 2ª safra com 19,63 milhões). Com o desempenho acima da media na soja e no milho, que representam 80% do volume de grãos produzido no país, a expectativa é que a produção total brasileira retome o patamar registrado na safra 2007/08, quando o país colheu 144 milhões de toneladas.

Para conferir o resultado in loco, a partir desta semana, equipes de técnicos e jornalistas refazem o circuito das principais regiões produtoras do país. Nesta fase, da colheita, a sondagem tem início pelos dois principais estados produtores, Paraná e Mato Grosso, no Sul e no Centro-Oeste. Juntos, eles plantaram no ciclo atual mais de 45% da área nacional de soja. Na sequência, ainda em fevereiro e entrando em março, o levantamento conclui os circuitos Sul e Centro-Oeste e avança para o Centro-Norte e Sudeste. No total, a Expedição vai a 12 estados.

América do Sul
Nesta etapa, a Expedição segue ainda para a Argentina e o Paraguai em busca de contrapontos na América do Sul. Fora do Brasil, o objetivo não é estatístico. Assim como ocorreu nos Estados Unidos, em outubro de 2009, os técnicos e jornalistas vão aos países vizinhos acompanhar a colheita e conferir o desempenho da produção em locais que têm participação significativa na oferta de grãos.

As equipes de campo viajam acompanhadas de técnicos e analistas da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Federação da Agricultura do Paraná (Faep). A Expedição tem patrocínio da New Holland, Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e Banco do Brasil, além do apoio logístico da Toyota do Brasil e Toyota Sulpar.

Serviço:
Para acompanhar as equipes e ter outras informações sobre a Expedição e safra brasileira, acesse www.rpc.com.br/expedicaosafra

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.