Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Milho: de olho na safra 09/10

Metade do volume de milho colocado no mercado pela unidade de produção de sementes da Monsanto em Uberlândia será de Bt
minas4..jpg
A safra 2008/09 ainda não terminou de ser colhida e a safrinha ainda está sendo plantada, mas os produtores de sementes já estão se preparando para o próximo ciclo de verão. Em visita à Monsanto, em Uberlândia, Minas Gerais, uma das equipes da Expedição Safra encontrou nesta segunda-feira (09/03)a unidade a todo vapor. Os armazéns estão quase lotados de semente de milho, a especialidade da multinacional nesse endereço. Com capacidade para produzir 40 mil toneladas/ano, a estrutura de produção e beneficiamento de sementes ‘exporta’ tecnologia do cereal para outros estados brasileiros e também a países do Mercosul.

Paulo Sérgio Zamboni, responsável pela área de manufatura, explica que eles trabalham com milho e sorgo, mas o cereal responde por 90% do movimento. No local são produzidas sementes das marcas Agroceres e Dekalb.

Milho Bt
A expectativa da Monsanto com a unidade de Uberlândia é que 50% da produção de sementes colocada no mercado na safra 2009/10 seja de milho Bt, resistente à lagarta do cartucho. Se em maior ou menor volume, isso vai depender do mercado, do produtor, diz Zamboni. A julgar pelos benefícios da nova tecnologia, ele acredita que em pouco tempo quase que a totalidade da área de milho no Brasil, excetuando-se a faixa de refúgio, será coberta com variedades Bt, seja na safra normal ou na safrinha. Zamboni destacou ainda que o milho com gene Roundup Ready, aprovado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), será outra ferramenta que, ao lado do Bt, promete tornar o cereal mais competitivo no Brasil.

Tanto o milho Bt como o RR são de primeira geração. Apesar de autorizada em outros países, como nos Estados Unidos, a tecnologia de genes combinados ainda é incipiente no Brasil.
minas6080348..jpg

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.