Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

“Não esperem clima regular”, avisa especialista

Períodos secos como o atual podem se repetir até a colheita

O meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Inmet, deixou os agricultores de Londrina apreensivos durante palestra realizada nesta quarta-feira à noite. “Não esperem clima regular. O La Niña deve durar até março de 2008”, disse, com base em mais de dez modelos de previsão climática.
Lazinski foi o palestrante da semana na Expedição Caminhos do Campo, que percorre o Norte do estado. Ele adiantou que as poucas chuvas que aparecem nas previsões para os próximos dez dias ficarão concentradas na metade de baixo do mapa do Paraná.
A partir de meados de outubro, disse, deve voltar a chover em todo o estado. No entanto, já existem modelos que apontam seca em novembro no Rio Grande do Sul, o que deve influenciar o clima paranaense, acrescentou.
A previsão de que o La Niña vai durar até março do ano que parte da análise da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico. “É uma previsão, mas tudo indica que vai se confirmar. Se começasse a mudar agora, seriam necessários dois meses para o clima voltar ao normal.”

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.