Nelson Freire é o músico brasileiro de música erudita mais conhecido em todo o mundo. Seus recitais em Paris, Londres, Viena, e outros respeitáveis centros musicais, fazem dele um dos pianistas mais conhecidos em todo o mundo. Mas o que é mais interessante, para nós brasileiros, é que Nelson Freire nunca se afastou totalmente do seu país de origem, tocando com frequência no Brasil por caches muito mais baixos do que ele costuma receber no exterior, e atuando com orquestras muitas vezes inferiores, em termos de qualidade, com aquelas que ele costuma atuar . E este seu último cd é prova desta sua ligação com o seu país.
O título do CD “BRASILEIRO: VILLA-LOBOS & FRIENDS” coloca uma palavra em português, mesmo este sendo um CD da DECCA lançado na Europa. O título tem lá suas coisas duvidosas, pois pelo menos um dos compositores enfocado no CD, Alexandre Levy (1864-1892) nunca conheceu Villa-Lobos.
A maior parte do CD mostra a produção de nosso maior compositor. Mais da metade das 30 faixas são obras de Villa – Lobos. As outras faixas mostram obras extremamente interessantes de Camargo Guarnieri, Claudio Santoro, Francisco Mignone, Lorenzo Fernández, Barrozo Neto, Henrique Oswald , e o já citado Alexandre Levy . Aliás de Levy , Nelson freire executa de maneira brilhante o Tango Brasileiro, obra citada no Ballet de Darius Milhaud “O boi no telhado”.
Nelson Freire, como de hábito, executa as obras de Villa-Lobos com uma sonoridade que deixa clara a sintonia do compositor brasileiro com a escola francesa. Alguns itens são desconhecidos mesmo entre nós, como “Minha terra” de Barrozo Neto. Bom conhece-los numa interpretação tão boa. Além da excelente execução de Nelson Freire vale a pena ressaltar a excelente captação sonora.
Meu único senão a este CD é a omissão da ultima parte do “Carnaval das crianças” de Villa-Lobos. Esta seção, a conclusão deste ciclo que fala do carnaval visto pelos olhos de uma criança, é escrito para piano a quatro mãos (esquisitices de Villa-Lobos). Outros pianistas gravaram este ciclo, convidando um outro pianista para tocar a parte do segundo piano como foi o caso de Roberto Szidon , que gravou o ciclo de forma magistral para o selo Deutsche Grammophon ,convidando Richard Metzler para a execução deste movimento, ou então gravando a parte do segundo piano em play- back , como foi o caso de Anna Stella Schic. Se Nelson Freire tivesse convidado sua grande amiga Martha Argerich para executar a segunda parte do movimento final do “Carnaval das Crianças”, este ótimo CD seria ainda melhor.
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