Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Flor de Sal

Flor de Sal

Os obstáculos e as limitações de uma alimentação restrita

Uma receita prática, leve, gostosa e saudável para agradar a todos.

Salmão com Abóbora Assada e Molho de Castanha de Caju

Ouça este conteúdo

Voltar a comer carne foi um grande desafio pra mim, em muitos aspectos (se você é novo por aqui, pode ler esse artigo pra entender melhor do que eu estou falando). Mas o fato é que um novo mundo de possibilidades - gastronômicas - se abriram pra mim. Restaurantes, chefs, experiências, e muitas coisas que eu não tinha vivido ainda se tornaram uma deliciosa "nova" jornada na minha vida.

Mais recentemente, andei me aventurando na cozinha, agora com a proteína animal estrelando. Eu, que sempre me dei bem com os vegetais, jamais imaginei que ia levar um baile da carne. São, de fato, ingredientes muito diferentes, com pormenores que fazem toda a diferença. Tempo e modo de cocção, tempero, corte, combinação de sabores...

Ainda estou no começo dessa jornada, mas hoje queria dividir com vocês uma das minhas criações que gostei muito. A receita não segue muitos protocolos da cozinha tradicional. Neste dia, acordei de fato inspirada e fui fazendo instintivamente. Ainda assim, ficou incrível e eu espero que vocês gostem!

SALMÃO COM ABOBÓRA ASSADA E MOLHO DE CASTANHA DE CAJU

Salmão:

  • 300gr de salmão (2 postas)
  • 3 dentes de alho
  • sumo de 2 limões
  • pimenta do reino e sal à gosto
  • cheiro verde fresco picadinho para finalizar

Abóbora:

  • 300gr de abóbora
  • Quanto baste de azeite
  • Sal e pimenta branca à gosto

Molho de Castanha de Caju:

  • 3/4 xícara de castanha de caju crua (hidratadas)
  • 1/3 xícara de água
  • 4 dentes de alho assados
  • 1 colher de chá de levedura nutricional (ou fermento biológico, ou 1/3 xícara de parmesão ralado)
  • Sal à gosto

Preparo:

  1. Comece colocando a abóbora e o alho para assar. Lave bem a casca e coloque inteira no forno a 200ºC por cerca de 30 minutos ou até conseguir perfurar com um garfo, com facilidade. O alho do molho pode ir ao forno junto, mas fica por somente 15 a 20 minutos.
  2. Enquanto isso prepare a posta de salmão. Em um recipiente, coloque o sumo do limão, o alho já macerado e os temperos. Coloque as postas e deixe marinar enquanto a abóbora está no forno.
  3. Depois que a abóbora estiver macia, corte em fatias, tempere com sal, azeite e pimenta branca e volte ao forno a 180ºC para dourar bem. Não tem um tempo certo. Eu deixei até ficar com uma crostinha dourada.
  4. Nesse momento, também é hora de colocar o salmão no forno. Coloque as postas em uma forma, despeje o caldinho da marinada e leve ao forno, junto com a abóbora - eles provavelmente vão ficar prontos juntos, mas "just in case", deixei o meu por cerca de 30-40 minutos.
  5. Para o molho, seria bom deixar as castanhas hidratando por 8 horas, mas caso você não tenha feito isso, pode levar para cozinhar em água por cerca de 15 a 20 minutos. Em um liquidificador, bata as castanhas com a água, o alho assado, a levedura ou queijo, e o sal, até obter um creme bem homogêneo.
  6. Sirva como a foto, finalizando com o cheiro verde fresquinho. Uma #dicaflordesal pra você que gosta de brincar com texturas: toste algumas castanhas e salpique por cima antes de servir.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.